O que são
Em nosso planeta encontramos diversos tipos de fontes de energia. Elas podem ser renováveis ou esgotáveis. Por exemplo, a energia solar e a eólica (obtida através dos ventos) fazem parte das fontes de energia inesgotáveis. Por outro lado, os combustíveis fósseis (derivados do petróleo e do carvão mineral) possuem uma quantidade limitada em nosso planeta, podendo acabar caso não haja um consumo racional.
Principais fontes de energia (exemplos) e suas características:
1. Energia hidráulica – é a mais utilizada no Brasil em função da grande quantidade de rios em nosso país. A água possui um potencial energético e quando represada ele aumenta. Numa usina hidrelétrica existem turbinas que, na queda d`água, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. Embora a implantação de uma usina provoque impactos ambientais, na fase de construção da represa, esta é uma fonte considerada limpa.
2. Energia fóssil – formada a milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo. A geração de energia a partir destas fontes costuma provocar poluição, e esta, contribui com o aumento do efeito estufa e aquecimento global. Isto ocorre principalmente nos casos dos derivados de petróleo (diesel e gasolina) e do carvão mineral. Já no caso do gás natural (convencional e de xisto), o nível de poluentes é bem menor.
3. Energia solar – ainda pouco explorada no mundo, em função do custo elevado de implantação, é uma fonte limpa, ou seja, não gera poluição nem impactos ambientais. A radiação solar é captada e transformada para gerar calor ou eletricidade.
Energia solar: fonte limpa, sustentável e renovável. |
4. Energia de biomassa – é a energia gerada a partir da decomposição, em curto prazo, de materiais orgânicos (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas). O gás metano produzido é usado para gerar energia.
5. Energia eólica – gerada a partir do vento. Grandes hélices são instaladas em áreas abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia elétrica. È uma fonte limpa e inesgotável, porém, ainda pouco utilizada.
Parque de geração de energia eólica |
6. Energia nuclear – o urânio é um elemento químico que possui muita energia. Quando o núcleo é desintegrado, uma enorme quantidade de energia é liberada. As usinas nucleares aproveitam esta energia para gerar eletricidade. Embora não produza poluentes, a quantidade de lixo nuclear é um ponto negativo. Os acidentes em usinas nucleares, embora raros, representam um grande perigo.
7. Energia geotérmica – nas camadas profundas da crosta terrestre existe um alto nível de calor. Em algumas regiões, a temperatura pode superar 5.000°C. As usinas podem utilizar este calor para acionar turbinas elétricas e gerar energia. Ainda é pouco utilizada.
8. Energia gravitacional – gerada a partir do movimento das águas oceânicas nas marés. Possui um custo elevado de implantação e, por isso, é pouco utilizada. Especialistas em energia afirmam que, no futuro, esta, será uma das principais fontes de energia do planeta.
As fontes renováveis de energia são aquelas inesgotáveis, pois são encontradas na natureza em grande quantidade ou que possuem a capacidade de regeneração por meios naturais.
Exemplos de fontes renováveis de energia, suas vantagens e desvantagens:
1. Energia eólica: tem origem na força dos ventos que movimentam as pás de cata-ventos que são ligados aos geradores.
Vantagens: baixíssimo impacto ambiental e geração de poucos resíduos.
Desvantagens: a estrutura para geração de energia eólica deve ser instalada em locais amplos e com boa incidência de ventos.
2. Energia Solar: painéis fotovoltaicos transformam a luz solar em energia.
Vantagens: baixo custo de manutenção dos equipamentos e baixíssimo impacto ao meio ambiente.
Desvantagens: alto custo dos equipamentos e geração de energia somente quando há luz solar.
3. Energia Hidráulica: tem origem na água que gira as turbinas das usinas hidrelétricas, gerando energia.
Vantagens: não ocorre poluição da água, baixíssima emissão de gases do efeito estufa.
Desvantagens: a construção de uma usina hidrelétrica gera alto impacto ambiental, alagando regiões e fazendo com que haja deslocamento da população local.
4. Energia Geotérmica: é obtida usando o calor existente no interior da Terra.
Vantagens: pouca produção de resíduos, ausência de ruídos externos; baixa emissão de gases do efeito estufa e área utilizada ocupa pequeno espaço.
Desvantagens: pode ser obtida em locais restritos, elevado custo dos equipamentos.
5. Biomassa (agrícola): tem origem na queima de palha de milho, bagaço de cana-de-açúcar, casca de arroz, etc.
Vantagens: uso de partes dos vegetais que são descartados, a planta retira o CO2 do ar.
Desvantagens: geração de energia apenas na época da safra.
6. Outros tipos: biogás (obtido principalmente em aterros de lixo orgânico), biocombustíveis (biodiesel e etanol), energia maremotriz (obtida através do movimento das ondas) e energia do hidrogênio (combinação do hidrogênio com o oxigênio).
Biomassa da cana-de-açúcar é a fonte de energia renovável mais utilizada no Brasil atual. |
Alguns dados importantes sobre fontes de energia:
- Cerca de 40% de CO₂ (dióxido de carbono) produzido no mundo é resultante da geração de energia e calor. Isto ocorre, pois o carvão mineral ainda é a principal fonte utilizada.
- Atualmente, a China é o país que mais lança CO₂ na atmosfera. Isto ocorre, pois o carvão mineral é muito utilizado na geração de energia. Porém, o governo chinês vem desenvolvendo, nos últimos anos, uma política de geração de energia limpa. Este fato faz da China o país que mais produz eletricidade a partir de fontes de energia limpa.
Você sabia?
- A ONU (Organização das Nações Unidas) declarou 2012 o Ano Internacional da Energia Sustentável para todos.
- É comemorado em 29 de maio o Dia Mundial da Energia.
Saiba mais:
Obtenhas mais dados e informações sobre as fontes de energia no website da EPE (Empresa de Pesquisa Energética).
TEXTO COMPLEMENTAR: O HIDROGÊNIO COMO FONTE DE ENERGIA
O Hidrogênio é um elemento químico abundante no Universo, embora o hidrogênio elementar seja raro na Terra. Este é produzido a partir de processos industriais, entre eles o uso de hidrocarbonetos. O Hidrogênio é um gás (em estado normal) inodoro, incolor e inflamável.
Geração de energia elétrica a partir do Hidrogênio
O Hidrogênio é um elemento químico que possui características que lhe permitem ser um bom gerador de energia elétrica. Já existem pesquisas avançadas, principalmente na área automotiva, que utiliza o hidrogênio como combustível para veículos.
Alguns carros já foram desenvolvidos e rodam com este tipo de combustível. Neste processo, a energia elétrica é gerada a partir da conversão do hidrogênio e oxigênio em água. A grande vantagem é que este processo não produz gases poluentes ou qualquer tipo de resíduo sólido prejudicial à saúde. Pelo escapamento destes automóveis sai apenas água.
De acordo com especialistas em engenharia automotiva, muito em breve teremos vários veículos elétricos movidos a hidrogênio líquido. Além da vantagem de ser um combustível barato, estaremos colaborando para um ar mais limpo e pela diminuição do efeito estufa, que é um dos causadores do aquecimento global. Outra vantagem é que o Hidrogênio é uma fonte de energia renovável, colaborando assim para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta.
Carro movido a hidrogênio: fase de testes. |
QUIZ
Qual das alternativas abaixo apresenta um exemplo de fonte de energia renovável?
Revisado por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)
Vídeo indicado no YouTube:
- Fontes de Energia - Canal Toda Matéria