Geração de energia eólica no Brasil
Apesar de ter um território vasto com ótimo potencial de geração de energia elétrica utilizando o vento, o Brasil ainda produz pouca energia a partir desta fonte (em comparação com outras fontes), embora a exploração desta fonte energética renovável tenha crescido nos últimos anos. Atualmente, o Brasil possui capacidade instalada de geração de 58 TWh (em 2020), correspondendo a cerca de 9,5% de participação na matriz elétrica nacional. São cerca de 680 parques eólicos (em 2020) e cerca de 7.900 aerogeradores (turbinas eólicas) em todo território nacional (dados de 2020). Porém, um dado positivo é que estes números crescem a cada ano. A energia eólica gerada, atualmente no Brasil, pode abastecer cerca de 30,2 milhões de residências.
Cerca de 80% dos parques eólicos estão instalados na região Nordeste do Brasil. Isso se explica pela alta presença de ventos na região.
A expansão
Entre os anos de 2019 e 2020, houve um crescimento de 17% na geração de energia eólica (aumento de 9,7 TWh) em nosso país. Atualmente, a energia eólica gerada no Brasil é utilizada por, aproximadamente, 90,5 milhões de pessoas.
De acordo com o Ministério das Minas e Energia do Brasil, em 2020, a energia eólica representou 9,5% da matriz energética brasileira.
Importância e vantagens para o meio ambiente
A geração de energia elétrica através desta fonte é de extrema importância para o Brasil, pois se trata de uma fonte renovável e limpa. Os parques eólicos não emitem CO2 (gás carbônico) e apresenta um bom custo-benefício na tarifa de energia.
Com a energia eólica, nosso país está dando um grande passo na direção do desenvolvimento sustentável.
Principais Parques Eólicos no Brasil:
- Complexo Eólico Alto Sertão I - localizado no semiárido baiano, é o maior parque gerador de energia eólica do Brasil e também da América Latina. As 184 torres geram 294 megawatts de energia (cerca de 30% de toda energia eólica gerada no Brasil). Inaugurado em junho de 2012, o complexo pertence a empresa Renova Energia e teve investimento de 1,2 bilhão de reais.
- Parque Eólico de Osório: instalado no munício gaúcho de Osório, éo segundo maior centro de geração de energia eólica no Brasil (em 2011). Possui a capacidade instalada de 150 megawatts.
- Usina de Energia Eólica de Praia Formosa: instalada na cidade de Camocim (Ceará). Possui a capacidade instalada de 104 megawatts.
- Parque Eólico Alegria: instalado na cidade de Guamaré (Rio Grande do Norte). Possui a capacidade instalada de 51 megawatts.
- Parque Eólico Delta do Parnaíba - CGE Delta 1 (Piauí) - Possui capacidade instalada de 70 megawatts.
- Parque Eólico do Rio de Fogo: instalado na cidade de Rio do Fogo (Rio Grande do Norte). Possui capacidade instalada de 41 megawatts.
- Parque Eólico Eco Energy: instalado na cidade de Beberibe (Ceará). Possui capacidade instalada de 25 megawatts.
- Complexo Eólico Ventos de Santa Joana: está instalado no estado do Piauí e possui capacidade de geração de 439 MW.
Curiosidades sobre a energia eólica no Brasil:
- As maiores empresas que atuam na geração de energia eólica no Brasil são: CPFL Renováveis, Cubico, Renova, Eletrosul e Enel Green Power.
- Os estados brasileiros que possuem a maior quantidade de parques eólicos são: Bahia (166), Rio Grande do Norte (160), Rio Grande do Sul (81), Ceará (82) e Piauí (61) . (dados de 2020).
- De acordo com especialistas, o Brasil possuirá, no final de 2021, capacidade de geração de energia eólica de 19 GW.
- Num dia com boa quantidade de ventos, cerca de 55% da energia consumida no Nordeste tem como origem os parques eólicos da região.
![]() |
Complexo Eólico Alto Sertão I: localizado no interior da Bahia é o maior do Brasil. |
Principais fontes dos dados: GWEC (Global Wind 2019 Report) e Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica).
última atualização em 26/04/2021
De Sol a Sol - a energia do século XXI
Autor: Silva, Cylon Gonçalves da
Editora: Oficina de Textos