O que são (definição)
Os Biocombustíveis são combustíveis de origem biológica. São fabricados a partir de vegetais, tais como, milho, soja, cana-de-açúcar, mamona, canola, babaçu, cânhamo, entre outros. O lixo orgânico também pode ser usado para a fabricação de biocombustível.
Uso dos biocombustíveis
Os biocombustíveis podem ser usados em veículos (carros, caminhões, tratores) integralmente ou misturados com combustíveis fósseis. Aqui no Brasil, por exemplo, o diesel é misturado com biocombustível. Na gasolina também é adicionado o etanol.
Principais vantagens
A vantagem do uso dos biocombustíveis é a redução significativa da emissão de gases poluentes. Também é vantajoso, pois é uma fonte de energia renovável ao contrário dos combustíveis fósseis (óleo diesel, gasolina querosene e carvão mineral).
Principais desvantagens
Por outro lado, a produção de biocombustíveis tem diminuído a produção de alimentos no mundo. Buscando lucros maiores, muitos agricultores preferem produzir milho, soja, canola e cana-de-açúcar para transformar em biocombustível.
Exemplos de biocombustíveis
Os principais biocombustíveis são: etanol (produzido a partir da cana-de-açúcar e milho), biogás (produzido a partir da biomassa), bioetanol, bioéter, biodiesel, entre outros.
![]() |
Nos Estados Unidos, o milho é muito utilizado para a produção de etanol. |
Curiosidade:
O Brasil é segundo maior produtor de biocombustíveis do mundo com uma produção anual de cerca de 18,5 milhões de toneladas (dados de 2019). O maior produtor são os EUA, que produz cerca de 32 milhões de toneladas por ano.
![]() |
Cana-de-açúcar: principal fonte de produção de biocombustível (bioetanol) no Brasil. |
Você sabia?
Bioenergia é o nome dado a qualquer tipo de energia renovável gerada a partir da transformação química da biomassa.
Atualizado em 25/02/2022
Biocombustíveis
Autor: Abramovay, Ricardo
Editora: Senac São Paulo
Fonte de referência do texto:
- VEYRET, Yvette. Dicionário do Meio Ambiente. São Paulo: Senac, 2012.