O que é energia sustentável: definição e suas vantagens
É aquela que é gerada e fornecida de modo a atender as necessidades atuais, porém sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas necessidades. As principais fontes de energia sustentável são as renováveis e limpas, com nenhum ou muito pouco índice de geração de CO₂ (dióxido de carbono) e outros gases do efeito estufa.
As tecnologias usadas para melhorar a eficiência na geração, armazenamento e transmissão de energia também são importantes neste contexto.
Em resumo, o uso de fontes de energias renováveis e a busca da máxima eficiência energética possível são os dois pilares da energia sustentável.
Principais fontes de energia sustentável (fontes renováveis):
- Energia eólica
- Energia solar
- Hidroeletricidade (gerada em usinas hidrelétricas)
- Energia das marés
- Energia geotérmica
Você sabia?
- A ONU (Organização das Nações Unidas) designou 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.
- Cerca de 20% da população mundial não tem acesso à eletricidade. Um dos grandes desafios para as próximas duas décadas é universalizar o acesso à energia limpa, utilizando fontes renováveis. Este é um dos objetivos da ONU.
- A Noruega é o país do mundo que mais usa fontes de energia sustentável (cerca de 98% da matriz energética do país). Fonte: Renewable Energy Country Attractiveness Index 2023.
- Cerca de 48% da matriz energética brasileira é composta pela produção de energia através de fontes sustentáveis. (fonte: Balanço Energético Nacional 2022 - Ministério de Minas e Energias do Brasil).
Energia Eólica: outro exemplo de fonte de energia sustentável. |
Energia Solar: fonte energética limpa, sustentável e que está em crescimento no mundo todo. |
Artigo revisado por Tânia Cabral - Professora de Biologia e Ciências - graduada na Unesp, 2001
- BALESTIERI, José Antônio Perrella. Geração de energia sustentável. São Paulo: Unesp, 2020.
Vídeo indicado no YouTube:
- O que é ENERGIA SUSTENTÁVEL? - Canal da Thais Oliveira