Anticomunismo

O que é, ideologia, características, resumo, ideias, o que defendem os anticomunistas, conceito e princípios básicos da doutrina.


Anticomunismo: doutrina contária aos princípios comunistas
Anticomunismo: doutrina contária aos princípios comunistas

 

O que é /origem

 

Anticomunismo é uma doutrina contrária aos princípios do comunismo. Essa doutrina faz parte da visão política de diversos setores sociais, porém é mais forte e comum entre os defensores do capitalismo (capitalistas), conservadores e integrantes da direita cristã.

 

Podemos dizer que o anticomunismo nasceu logo após o lançamento das obras de Karl Marx (segunda metade do século XIX). Porém, ele se desenvolveu, principalmente no Ocidente, após a Revolução Russa de 1917. Todavia, o grande impulso da doutrina anticomunista ocorreu durante a Guerra Fria (1945 a 1991), em função do forte embate ideológico entre capitalismo e socialismo.

 

Resumo das principais características do anticomunismo e suas posições ideológicas:

 

- Defesa da propriedade privada e posição contrária a qualquer tipo de estatização de propriedades privadas, instituições financeiras e meios de produção.

 

- Favorável ao livre mercado (uma das principais características do capitalismo) e contrários à economia planificada.

 

- Valorização de ideais do liberalismo econômico e político.

 

- Aceitação das desigualdades sociais (sociedade de classes) e condenação de uma sociedade baseada na “igualdade” social.

 

- Geralmente, os anticomunistas são contrários à adoção de políticas públicas voltadas para a distribuição de renda, visando a diminuição ou eliminação das desigualdades econômicas na sociedade.

 

- Defesa da meritocracia e rejeição de política públicas de inclusão social das chamadas "classes desfavorecidas".

 

- Rejeição ao ateísmo praticado e estimulado pelos comunistas, como ocorreu nas experiências socialistas da URSS e países do leste europeu.

 

- Discordância em relação a alinhamentos políticos, ideológicos e econômicos com países considerados de esquerda (socialistas). Os anticomunistas defendem o alinhamento de seus países com outros que sejam declaradamente capitalistas.

 

- Identificação e defesa dos considerados valores tradicionais da sociedade (família, religião, propriedade e costumes tradicionais).

 

- Favoráveis a pouca intervenção do governo na economia.

 

- Contrários a qualquer tipo de ideologia considerada de esquerda: comunista, socialista, anarquista, etc. Muitos anticomunistas também são contrários aos ativismos (trabalhistas, sociais, ambientais, etc.) e movimentos de contracultura (hippies, por exemplo).

 

- Geralmente são contrários ao movimento de reforma agrária e a atuação política e social de organizações que representam os interesses desse movimento. No Brasil, por exemplo, os anticomunistas são contrários ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra).

 

Você sabia?

 

- No Brasil e na maioria dos países capitalistas do mundo, a doutrina anticomunista está presente nos princípios fundamentais dos partidos políticos de direita, centro-direita, extrema-direita, centro e na maioria dos sociais-democratas.




Impressão


Anticomunismo Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Ascensão e queda do comunismo

Autor: Brown, Archie

Editora: Record

Ano: 2011

Temas do livro: História, Ideologia, Política, Economia


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.