Períodos da Filosofia Grega, principais características e seus principais filósofos
A filosofia grega é tradicionalmente dividida em vários períodos distintos, cada um caracterizado pelos seus próprios desenvolvimentos filosóficos, figuras-chave e contribuições para o campo mais amplo da filosofia. Estes períodos refletem a evolução do pensamento grego desde as suas origens pré-socráticas até à era helenística.
1. Período Pré-Socrático
Este período é também conhecido como Período Cosmológico. Ocorreu entre o final do século VII a.C. e final do século V.
Principal característica: busca pela explicação da origem do mundo (cosmologia) e as causas das mudanças, que ocorrem na natureza. Outra características deste período foi o questionamento de visões mitológicas tradicionais.
Principais filósofos: Tales de Mileto, Pitágoras, Anaxímenes de Mileto, Demócrito, Filolau de Crotona, Górgias, Parmênides de Eleia, Zenão de Eleia, Anaximandro de Mileto, Leucipo de Mileto, Heráclito de Éfeso e Anaxágoras de Clazômenas.
Anaxímenes de Mileto: um dos filósofos precursores (iniciantes) do período Pré-Socrático. |
2. Período Socrático
Este período é também conhecido como Período Antropológico. Ocorreu entre o final do século V a.C. e final do século IV.
Principal característica: buscou explicar as grandes questões humanas, principalmente relacionadas à política e à ética e aos conhecimentos científicos e técnicos. Desenvolvimento da Filosofia ética e política, do método dialético, especulação metafísica e estabelecimento da Academia (por Platão) e do Liceu (por Aristóteles).
Principais filósofos: Sócrates, Protágoras, Isócrates, Aristipo, Critias, Antístenes, Alcibíades, Platão e Xenofonte.
3. Período Sistemático
Este período ocorreu entre o final do século IV a.C. e final do século III. Este período também é conhecido por Aristotélico.
Principal característica: busca pela sistematização dos conhecimentos relacionados a, principalmente, Antropologia e Cosmologia. Os filósofos deste período valorizaram as ciências e os critérios da verdade. A lógica, principalmente em Aristóteles, é o centro do pensamento filosófico.
Principal filósofo: Aristóteles de Estagira.
4. Período Helenístico
Este período é também conhecido como Período Greco-romano. Ocorreu entre o final do século III a.C. e final do século VI d.C.
Principais características: os filósofos deste período refletem sobre a ética, as relações entre os homens e destes com Deus, relações do homem com a natureza e várias questões relacionadas ao conhecimento humano. Houve grande influência dos valores e das questões relacionadas ao Cristianismo, principalmente entre os séculos III e VI. Ocorreu também significativa influência da filosofia oriental.
Principais filósofos: Escola Estoica (Zenão de Citio, Cleantes e Crisipo). Escola Epicurista (Epicuro). Pirronismo (Pirro de Élis).
Zenão de Citio: importante filósofo do Estoicismo. |
Conclusão
Cada um desses períodos reflete a natureza dinâmica e evolutiva da filosofia grega, desde as investigações dos filósofos naturais pré-socráticos sobre a natureza do cosmos, passando pelas profundas especulações éticas e metafísicas da era clássica, até o foco helenístico na ética pessoal e a conquista de uma boa vida.
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Fonte de pesquisa do texto:
ENCICLOPÉDIA MICROSOFT ENCARTA 2000. [S.l.]: Microsoft Corporation, 1999. 1 CD-ROM.