O que foi
O Modernismo foi um importante movimento cultural (principalmente nas artes plásticas e literatura), que teve início, no Brasil, no começo da década de 1920. A Semana de Arte Moderna de 1922 é considerada o marco inicial desse movimento, que se estendeu forte pelo restante da primeira metade do século XX.
Foi um movimento cultural importante, pois rompeu com o tradicionalismo e apresentou algo totalmente inovador nos campos da literatura, artes plásticas e outras manifestações artísticas e culturais.
Contexto histórico do Modernismo:
O movimento modernista teve início no pós-Primeira Guerra Mundial, no contexto do surgimento e ascensão dos movimentos fascistas na Europa e fortalecimento dos regimentos totalitários (governos centralizadores de poder com ausência de democracia).
Essa época de grande desenvolvimento tecnológico em diversos setores.
No Brasil, ocorreu no contexto da crise e fim do regime oligárquico e a chegada de Getúlio Vargas ao poder com a Revolução de 1930.
Principais características gerais do Modernismo na Literatura:
• Rejeição das normas estéticas tradicionais. Os escritores modernistas buscaram novos tipos de linguagens. Portanto, podemos dizer que o Modernismo se caracterizou por grande inovação e criatividade.
• Influência das correntes de vanguarda da Europa.
• Valorização da realidade brasileira.
• Uso de experimentações no campo da prosa e da poesia.
• Inovação da linguagem poética (novos ritmos, aproximação entre poesia e prosa, novo fraseado, entre outras.).
• Valorização da civilização moderna, expressando uma nova concepção de mundo.
• Presença de diversificados temas do cotidiano.
• Presença de humor, sátira e ironia em muitas obras modernistas.
As três fases do Modernismo e seus principais escritores:
Primeira Fase do Modernismo (1922 a 1930)
Esta fase inicial apresentou as seguintes características:
- Fortalecimento da cultura.
- Posicionamento radical que visava romper com os padrões da literatura do passado, em especial a parnasiana.
- Valorização e introdução de novos elementos como as gírias e sintaxe fora do padrão.
- Nacionalismo e primitivismo.
- Outras características importantes que marcaram este movimento foram: objetividade, verso livre e concisão.
Principais escritores
Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Cassiano Ricardo, Raul Bopp, Carlos Drummond de Andrade, Ronald de Carvalho, Guilherme de Almeida, Menotti del Picchia e Graça Aranha.
Obras de destaque da primeira fase do modernismo:
- Pronominais - Oswald de Andrade
- Poética - Manuel Bandeira
- As Meninas da Gare - Oswald de Andrade
- Cobra-Norato - Raul Bopp
- Alguma poesia (1930) - Carlos Drummond de Andrade
- O Manifesto da Poesia Pau-Brasil - Oswald de Andrade
- Libertinagem (1930) - Manuel Bandeira
Alguma Poesia (1930) de Carlos Drummond de Andrade: uma das principais obras da Primeira Geração do Modernismo no Brasil. |
Segunda Fase do Modernismo (1930 a 1945)
Fase caracterizada pela poesia sintética, uso de versos livres, politização, denúncias sociais (principalmente nos romances) e questionamentos da realidade brasileira.
Os principais escritores brasileiros desse período foram: Murilo Mendes, Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, Érico Veríssimo, Rachel de Queiroz, José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Cecília Meireles e Jorge de Lima.
Terceira Fase do Modernismo (1945 até a década de 1960)
Houve uma grande diversificação nessa fase. No campo da poesia muitos poetas buscaram um equilíbrio em suas obras, distanciando-se das ironias excessivas, sátiras e do ideal de liberdade total. Na prosa, houve uma aproximação com questões psicológicas, intimistas e problemas do homem moderno. Há também, entre alguns escritores, a valorização do regionalismo.
Entre os principais representantes desse período, podemos citar: Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Ferreira Gullar, João Cabral de Melo Neto e Manoel de Barros.
Guimarães Rosa: outro importante escritor do Modernismo brasileiro. |
Exemplo de grandes obras literárias do Modernismo no Brasil:
- Macunaíma (1928) de Mário de Andrade.
- O Quinze (1930) de Rachel de Queiroz.
- Cobra Norato (1931) de Raul Bopp.
- Serafim Ponte Grande (1933) de Oswald de Andrade.
- Estrela da Manhã (1936) de Manuel Bandeira.
- Olhai os Lírios do Campo (1938) de Erico Verissimo.
- Sagarana (1946) de Guimarães Rosa.
- Vidas Secas (1938) de Graciliano Ramos.
- A Rosa do Povo (1945) de Carlos Drummond de Andrade.
- Fogo Morto (1943) de José Lins do Rego.
- Claro Enigma (1951) de Carlos Drummond de Andrade.
- Gabriela, Cravo e Canela (1958) de Jorge Amado.
- Morte e Vida Severina (1955) de João Cabral de Melo Neto.
- Romanceiro da Inconfidência (1953) de Cecília Meireles.
Oswald de Andrade (1890-1954): um dos principais escritores da Primeira Fase do Modernismo no Brasil. |
MODERNISMO NAS ARTES PLÁSTICAS
As principais características do Modernismo nas Artes Plásticas:
• Crítica e negação dos valores culturais tradicionais.
• Presença de ironia e irreverência na criação artística.
• Valorização de novas ideias para representar uma nova realidade social e cultural, que surgiu no século XX.
• Obras marcadas por experimentalismos.
• Busca por novas linguagens de expressão artística.
• Valorização do progresso (ciência, industrialização, vida urbana, etc.) e da vida presente (atualidade).
• Presença de profundo individualismo.
• Oposição e críticas ao obscurantismo, ao conservadorismo e ao provincianismo cultural.
• No Brasil, ocorreu uma significativa valorização da cultura nacional.
• Reivindicação de liberdade de expressão, comunicação e pesquisa.
• Busca pela incorporação da cultura popular e do cotidiano às artes.
• Valorização, no campo artístico, do inconsciente e do subconsciente.
• Surgimento de diversos movimentos nas artes plásticas como, por exemplo: o Futurismo, o Cubismo, o Fauvismo, o Dadaísmo e o Surrealismo.
Obra Retrato de Picasso (1912) do pintor cubista espanhol Juan Gris. O Modernismo, nas Artes Plásticas, rompeu com os padrões estéticos tradicionais e buscou uma nova estética, marcada por forte liberdade de criação. |
PÓS-MODERNISMO NA LITERATURA BRASILEIRA
Nelson Rodrigues: um dos principais escritores do Pós-Modernismo na Literatura do Brasil |
A Literatura Pós-Modernista ocorreu, no Brasil, nas décadas de 1960 e 1970. É o movimento literário, que sucedeu o Modernismo.
Principais características da Literatura do Pós-Modernismo no Brasil:
- Valorização dos aspectos psicológicos dos personagens. Nesse aspecto, há uma análise das tensões e problemas originários dos conflitos entre os indivíduos e o contexto social.
- Abordagem crítica das relações sociais e humanas.
- Presença, em muitas obras, de narrativas que vão além do real. Ocorre a coexistência entre a realidade e o fantástico (imaginário).
- O regionalismo também é uma importante característica do Pós-Modernismo. Muitos autores, desse período, mergulham na vida do campo (interior) em busca do cotidiano, da vida simples, dos conflitos e tensões e também dos problemas sociais.
- Os gêneros que mais se destacam na literatura Pós-Moderna brasileira são: crônicas, romances, teatro, poesias e contos.
Principais escritores do Pós-Modernismo brasileiro e suas principais obras:
- Adonias Filho: autor dos romances Os servos e a morte; Corpo vivo e Memórias de Lázaro.
- Antônio Callado: autor dos romances Quarup; A madona de cedro e Sempreviva.
- Ariano Suassuna: autor do romance A pedra do reino. Também escreveu para o teatro Auto da compadecida e A pena e a lei.
- Autran Dourado: autor dos romances A barca dos homens; Ópera dos mortos; Uma vida em segredo.
- Clarice Lispector: autora dos romances Perto do coração selvagem; A cidade sitiada; O lustre; A maça no escuro; A hora da estrela; Água viva. Também escreveu os contos Laços de família; A legião estrangeira e Felicidade Clandestina.
- Dalton Trevisan: autor dos contos Novelas nada exemplares; A morte na praça; A guerra conjugal; O rei da terra; O pássaro de cinco asas.
- Fernando Sabino: autor dos romances O encontro marcado; O grande mentecapto. Escreveu também as crônicas O homem nu; A mulher do vizinho e A companheira de viagem.
- João Guimaraes Rosa: autor do romance Grande sertão veredas e dos contos Sagarana; Primeiras estórias; Tutameia e Estas Estórias. Escreveu também a novela Manuelzão e Miguilim.
- João Cabral de Melo Neto: autor das poesias Pedra do sono; O engenheiro; O cão sem plumas; O rio; Morte e vida Severina; A educação pela pedra.
- João Ubaldo Ribeiro: autor dos romances Sargento Getúlio; Viva o povo brasileiro.
- Lourenço Diaféria: autor das crônicas Circo dos cavalões; Um gato na terra do tamborim; A morte sem colete.
- Lygia Fagundes Telles: autora dos romances Ciranda de Pedra; Verão no aquário; As meninas. Escreveu também os contos Antes do baile verde; O seminário dos ratos; Histórias do desencontro; Mistérios.
- Nelson Rodrigues: autor das obras para o teatro Vestido de Noiva; Álbum de família; Senhora dos afogados; A falecida; Beijo no asfalto; Toda nudez será castigada.
- Osman Lins: autor dos romances O fiel e a pedra e do conto Os gestos.
João Guimaraes Rosa: outro importante escritor do Pós-Modernismo na Literatura Brasileira. |
Fases do Pós-Modernismo na Poesia Brasileira
Geração de 45
A “Geração de 45” foi uma corrente literária do Pós-Modernismo, que surgiu por volta de 1945. Não houve grandes rupturas com o Modernismo, mas sim uma coexistência de diferentes tendências literárias num mesmo período. O principal poeta brasileiro, da Geração de 45, foi João Cabral de Melo Neto (1920-1999).
Principais aspectos dessa fase:
- Poesia mais contida.
- Poesia marcada pela presença do rigor formal. Porém, mantendo a tradição aliada as novas experiências modernistas.
- Presença de expressão nítida e disciplinada nas poesias.
- Principais poetas da Geração de 45: João Cabral de Melo Neto, Domingos Carvalho de Silva, Bueno de Rivera, José Paulo Moreira da Fonseca, Geir Campos e Ledo Ivo.
Concretismo: a poesia concreta
Movimento literário de vanguarda, que surgiu em meados da década de 1950 com a publicação da revista Noigandres. Está ligado também ao contexto do surgimento e crescimento dos novos meios de comunicação de massa como, por exemplo, a televisão e a propaganda.
Principais aspectos:
Poesia extremamente inovadora, marcada pela renovação da linguagem e experimentações. Muitas poesias concretistas parecem com desenhos feitos com palavras.
Exploração dos aspectos materiais dos sinais: montagens de palavras, cores, tipografias, formas, símbolos, disposições geométricas, decomposições, etc. Nesse sentido, o poeta busca montar estruturas, que buscam se ligar visualmente.
Presença de poesias com grande apelo visual.
A poesia concretista é marcada pela presença de ligações com a música e com as artes plásticas.
Poesia não linear, mas sim espacial.
Poesia caracterízada pelo fim da sintaxe tradicional e do verso.
Muitas poesias são produzidas com poucas palavras, que muitas vezes se repetem no texto.
Os principais poetas concretistas foram: Haroldo de Campos, Augusto de Campos, Ronaldo Azeredo, José Lino Grünewald e Décio Pignatari.
"Beba Coca-Cola" (1957): exemplo de poesia concreta de Décio Pignatari. |
Poesia Praxis
Corrente poética pós-modernista brasileira, que surgiu no começo da década de 1960. Seu marco inicial foi a publicação da obra Lavra-lavra (1962) de Mário Chamie (principal poeta desse movimento). Nesse mesmo ano, foi lançada a revista Praxis, que foi a principal divulgadora das poesias desse movimento.
Além de Mário Chamie, podemos destacar outros poeta dessa corrente: Armando Freitas Filho, Arnaldo Saraiva e Yone Giannetti Fonseca.
Principais aspectos:
Oposição à palavra-coisa do Concretismo.
A poesia é entendida como um objeto dinâmico, em oposição a poesia estática dos concretistas.
Busca pela interação com leitor da poesia, através da transformação e manipulação.
A poesia busca uma conexão da palavra com o contexto extralinguístico.
Ligação entre o poeta e a vida social.
Poesia Social
Foi outra corrente da poesia pós-modernista, no Brasil, das décadas de 1950 e 1960.
Os principais autores da Poesia Social foram: Ferreira Gullar, Geir Campos, Moacir Félix e Tiago de Melo.
Principais aspectos:
Oposição ao uso demasiado de experimentalismos e teorizações da poesia de vanguarda (principalmente do Concretismo e da Poesia Praxis).
Retorno para o estilo simples e direto, com uso de linguagem discursiva. Assim, os poetas buscavam uma comunicação mais fácil com o leitor.
Uma das principais temáticas da poesia social foi a vida cotidiana simples e difícil do homem comum.
QUIZ
Qual dos escritores abaixo não fez parte do Modernismo no Brasil?
Por Elaine Barbosa de Souza
Graduada em Letras (Português e Inglês) pela FMU (2002).
Fontes de referência:
- BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 2015.
- ABAURRE, Maria Luiza M.; PONTARA, Marcela. Literatura Brasileira: Tempos, Leitores e Leituras. São Paulo: Moderna, 2005.