Povos e impérios antigos da África

O passado do continente africano é muito rico e significativo. No continente muitas culturas diferentes e impérios se desenvolveram.


Berberes: os nômades do deserto
Berberes: os nômades do deserto

 

Introdução

 

Nas escolas e nos livros, costumamos estudar apenas a história de um povo africano: os egípcios. Porém, na mesma época em que o povo egípcio desenvolvia sua rica civilização, outros povos africanos faziam sua história. Conheceremos abaixo alguns destes povos e suas principais características culturais.

 

Principais povos africanos antigos:

 

 

1. Cultura Nok

 

Esse povo antigo africano se desenvolveu às margens do rio Níger (na atual Nigéria) entre os séculos VI a.C. e II d.C. Os habitantes moravam em aldeias agrícolas e, de acordo com achados arqueológicos, faziam estatuetas de cerâmica, ferramentas de bronze e utensílios de pedra. Eles também dominaram a tecnologia de mineração do ferro.


 

2. O povo berbere

 

Os berberes eram povos nômades do deserto do Saara. Este povo enfrentava as tempestades de areia e a falta de água, para atravessar com suas caravanas este território, fazendo comércio. Costumavam comercializar diversos produtos, tais como: objetos de ouro e cobre, sal, artesanato, temperos, vidro, plumas, pedras preciosas, etc. 


Costumavam parar nos oásis para obter água, sombra e descansar. Utilizavam o camelo como principal meio de transporte, graças a resistência deste animal e de sua adaptação ao meio desértico.


Durante as viagens, os Berberes levavam e traziam informações e aspectos culturais. Logo, eles foram de extrema importância para a troca cultural que ocorreu no norte do continente.


O povo berbere existe até os dias atuais na região norte do continente africano.



3. Os bantos

 

Este povo habitava o noroeste do continente, onde atualmente são os países Nigéria, Mali, Mauritânia e Camarões. Ao contrário dos Berberes, os bantos eram agricultores. Viviam também da caça e da pesca.


Conheciam a metalurgia, fato que deu grande vantagem a este povo na conquista de povos vizinhos. Chegaram a formar um grande reino (reino do Congo) que dominava grande parte do noroeste do continente. 


Viviam em aldeias que era comandada por um chefe. O rei banto, também conhecido como manicongo, cobrava impostos em forma de mercadorias e alimentos de todas as tribos que formavam seu reino.


O manicongo gastava parte do que arrecadava com os impostos para manter um exército particular, que garantia sua proteção, e funcionários reais. Os habitantes do reino acreditavam que o maniconco possuía poderes sagrados e que influenciava nas colheitas, guerras e saúde do povo.




4. Os soninkés e o Império de Gana

 

Os soninkés habitavam a região ao sul do deserto do Saara. Este povo estava organizado em tribos que constituíam um grande império. Este império era comandado por reis conhecidos como caia-maga.


Viviam da criação de animais, da agricultura e da pesca. Habitavam uma região com grandes reservas de ouro. Extraíam o ouro para trocar por outros produtos com os povos do deserto (Berberes).  A região de Gana tornou-se, com o tempo, uma área de intenso comércio.


Os habitantes do império deviam pagar impostos para a nobreza, que era formada pelo caia-maga, seus parentes e amigos. Um exército poderoso fazia a proteção das terras e do comércio que era praticado na região. Além de pagar impostos, as aldeias deviam contribuir com soldados e lavradores, que trabalhavam nas terras da nobreza.




5. Reino de Cuxe

 

Desenvolveu-se na região nordeste do continente africano (atual região do Sudão), entre os anos de 2000 a.C. e 350 d.C. Foi por muito tempo dominado pelo Egito, de quem recebeu muitas influências nas áreas política, religiosa e arquitetônica. Também eram politeístas e acreditavam na vida após a morte. Construíram cidades às margens do rio Nilo, com presença de templos, palácios e pirâmides. Praticavam o comércio marítimo nas águas do Mar Vermelho. O Estado de Cuxe era governado por um rei. Dominavam a arte da metalurgia, principalmente do ferro.

 

 

6. Império Songai

 

Esta civilização se desenvolveu, desde o século VIII, na região noroeste da África (região do atual Níger, Mali e Burquina Faso), tendo seu auge entre os séculos XV e XVI. A capital do império era a cidade de Gao (margem do rio Níger). Os songais eram o grupo étnico que liderava o império. Viviam da agricultura, pesca, pastoreio e comércio de ouro e sal. Conquistaram Mali no século XV, momento em que formaram um único império. O primeiro imperador do Império Songai foi Ásquia Maomé I, que governou de 1493 a 1529.

 

Túmulo do primeiro imperador songai

Túmulo de Ásquia Maomé I: primeiro imperador do Império Songai.

 

 

QUIZ

 

O manicongo era o rei de qual povo antigo da África?

 






 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada


Fonte de pesquisa utilizada na elaboração do artigo:

 

FARIAS, José Airton de. Uma Breve História da África. São Paulo: Editora SAS, 2014.

 

 

Vídeo indicado no YouTube:

Reinos africanos (Canal MultiRio)


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.