O que é (definição geográfica)
Montanha é uma forma de relevo, cuja principal característica é possuir altitude mais elevada do que as áreas ao seu redor.
Principais tipos de montanhas de acordo com suas formações e características:
1. Montanhas de dobramentos
Muitas montanhas e cadeias montanhosas são formadas a partir do choque entre placas tectônicas, ou seja, por ação de agentes internos do relevo. Montanhas deste tipo são conhecidas como montanhas de dobramentos ou montanhas jovens e possuem altitudes elevadas.
Grande parte das montanhas de dobramentos se formou no Período Terciário, na Era Cenozoica.
Exemplos de montanhas de dobramentos: montanhas da Cordilheira dos Andes, Alpes Suíços, Montanhas Rochosas, montanhas da Cordilheira do Himalaia, montanhas dos Apeninos e dos Pirineus.
2. Montanhas vulcânicas
Possuem altitudes médias ou baixas e formato de cone. São resultantes da formação de vulcões, que estão desativados ou em atividades.
Exemplos de montanhas vulcânicas: Monte Vesúvio (Nápoles, Itália), Monte Etna (Sicília, Itália), Monte Fuji (Japão), Monte Rainier (Estados Unidos), Mauna Loa (arquipélago do Havaí) e Monte Kilimanjaro (sudeste da África).
3. Montanhas de Falhas
São formadas a partir de rupturas e falhas nas rochas, sendo que uma das partes (a da montanha) ficou por cima da outra.
Exemplos: montanhas das Serra da Bocaina e Serra da Mantiqueira (ambas no Brasil).
4. Montanhas de Erosão
Levam milhões de anos para se formarem. Geralmente são de baixa altitude. Elas surgem quando as áreas ao redor de uma rocha resistente vão se desgastando por efeito da erosão ou ação de fenômenos da natureza (chuva e vento principalmente). A parte resistente que não sofreu o desgaste torna-se uma montanha.
Exemplo: Montanha Zhangye (China).
Como as montanhas interferem no clima de uma região?
Montanhas têm um impacto significativo no clima das regiões circundantes por meio de vários mecanismos:
• Elevação Orográfica e Precipitação: quando massas de ar úmido encontram cadeias de montanhas, elas são forçadas a subir. À medida que o ar sobe, ele esfria e condensa, formando nuvens e frequentemente levando à precipitação no lado voltado para o vento da montanha. Isso é conhecido como precipitação orográfica. Como resultado, áreas no lado de barlavento das montanhas geralmente recebem mais chuva do que as regiões circundantes.
• Efeito de Sombra de Chuva: após o ar passar sobre o topo da montanha, ele desce no lado de sotavento. Ao descer, ele aquece, reduzindo sua umidade relativa e frequentemente levando a condições mais secas. Isso cria o que é conhecido como sombra de chuva, uma área com precipitação e umidade significativamente menores. Esse efeito pode levar à formação de desertos ou regiões semiáridas no lado de sotavento das cadeias de montanhas.
• Variações de Temperatura: as montanhas também podem causar variações na temperatura. Geralmente, as temperaturas diminuem com a altitude, então regiões montanhosas são frequentemente mais frias do que as áreas mais baixas ao redor. Isso pode resultar em diferentes microclimas e biodiversidade em uma montanha.
• Barreira ao Movimento do Ar: podem atuar como barreiras ao movimento do ar, influenciando os padrões de vento. Isso pode afetar o clima e o tempo, tanto localmente quanto em regiões distantes das montanhas.
• Impacto nos Microclimas Locais: o terreno variado das áreas montanhosas, incluindo aspectos como inclinação e orientação, pode criar uma série de microclimas em uma área relativamente pequena. Por exemplo, encostas voltadas para o sul no Hemisfério Norte geralmente recebem mais luz solar e são mais quentes comparadas às encostas voltadas para o norte.
As dez montanhas mais altas do mundo, alturas e países onde se localizam:
1º - Monte Everest - 8.850 metros (Nepal e Tibete)
2º - K2 - 8.611 metros (Paquistão)
3º - Kanchenjunga - 8.586 metros (Nepal)
4º - Lhotse - 8.545 metros (Nepal)
5º - Makalu - 8.463 metros (Nepal)
6º - Cho Oyu - 8.201 metros (Nepal)
7º - Dhaulagiri - 8.167 metros (Nepal)
8º - Manaslu - 8.156 metros (Nepal)
9º - Annapurna - 8.091 metros (Himalaia, Nepal)
10º - Hidden Peak - 8.068 metros (Paquistão)
Curiosidades geográficas
- A parte mais alta de uma montanha é chamada de cume. Já a parte mais baixa, próxima a base da montanha, é conhecida como sopé.
- 2002 foi o Ano Internacional das Montanhas. Foi uma homenagem e campanha, definida pela ONU, de valorização dessa importante forma de relevo.
Montanhas Rochosas: uma das maiores cadeias montanhosas do mundo. |
.