Clima de Montanha

Características do clima de Montanha, umidade do ar, índice pluviométrico, temperatura média, foto, clima frio, Geografia


Clima de Montanha: presença nas regiões montanhosas do mundo (foto: Alpes)
Clima de Montanha: presença nas regiões montanhosas do mundo (foto: Alpes)

 

Regiões de Clima de Montanha 


O clima de Montanha é aquele que ocorre nas regiões marcadas pela presença de cadeias de montanhosas. Podemos encontrar este tipo de clima, principalmente, nas seguintes regiões: Alpes (Europa), Montanhas Rochosas (Estados Unidos), Cordilheira dos Andes (América do Sul), Cáucaso (sudeste da Europa), Himalaia (Ásia).

 

O clima de Montanha possui as seguintes características:


- A umidade relativa do ar é bem elevada no lado em que bate o vento: de 80 a 90%. Já no lado em que não ocorre a incidência de vento, ela cai para cerca de 40%.

 

- O índice pluviométrico varia de acordo com a localização geográfica. Em regiões equatoriais e tropicais costuma chover entre 1500 e 2000 milímetros por ano. Já em áreas de clima subtropical os índices ficam entre 300 e 1000 milímetros por ano.

 

- Nas áreas da montanha acima de dois mil metros de altitude, há presença de gelo durante o ano todo. Nestas áreas, as temperaturas são baixíssimas, o ar é rarefeito (pouca quantidade de oxigênio) e quase não há presença de vegetação ou vida animal.




Impressão


Clima de Montanha Temas Relacionados

Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.