Atena

Quem é Atena, mitologia grega, deusa grega da sabedoria e da guerra, figura mitológica, imagem, bibliografia


Atena: deusa grega da sabedoria e da guerra
Atena: deusa grega da sabedoria e da guerra

 

Quem é, história e significado na mitologia grega 


Na mitologia grega, Atena, também conhecida como Palas-Atena, era a deusa da sabedoria, da guerra, das artes, da estratégia e da justiça. De acordo com a mitologia grega, Atena nasceu (já armada) da parte interior da cabeça de seu pai, Zeus (deus dos deuses). Ela era um dos doze deuses olímpicos e uma das principais deusas da Grécia Antiga. Atena aparece quase sempre representada, em pinturas e esculturas, com equipamentos de guerra (lança, escudo e capacete).

 

Os gregos faziam cultos para Atena em vários templos espalhados pelo território grego e também pelas colônias africanas e asiáticas. Foi também uma das divindades mais representadas pelos escultores e pintores da Grécia Antiga.

 

O filho com Hefesto


Atena teve um filho com Hefesto (deus do fogo, da metalurgia e do trabalho) que se chamava Erictônio. Porém, este filho não foi concebido de forma natural, pois Atena era virgem. De acordo com o mito, Atena foi pedir para Hefesto confeccionar armas para ela. Hefesto tentou uma relação a força, porém Atena não permitiu. Então, ele acabou lançando sêmen nas pernas da deusa. Ela limpou com lã e jogou na terra. Foi assim que nasceu Erictônio.

 

Qualidades e habilidades


Guerreira, Atena participou de vários combates descritos nos mitos gregos. A deusa atuou na Guerra de Troia ao lado dos gregos e também da batalha contra os Titãs. Após a Guerra de Troia, foi Atena quem guiou o herói Odisseu rumo ao lar na Grécia.

 

Outro feito importante de Atena, relatado nos mitos, foi a ajuda que deu ao herói Herácles na luta contra os gigantes que desafiaram os deuses do Olimpo. Foi ela quem forneceu as armas para que Herácles realizasse seus doze trabalhos, ajudando-o a matar a Hidra de Lerna e capturar Cérbero (cão monstruoso do deus Hades).

 

Atena era uma deusa completa e virtuosa. Era inteligente, boa estrategista militar, habilidosa e com grande senso de justiça.



Curiosidades:


- Atena era a deusa padroeira (protetora) da cidade de Atenas. Era também considerada a responsável pela proteção de vários heróis gregos como, por exemplo, Herácles.

 

- O templo mais importante erguido para o culto de Atena ficava na cidade de Atenas. O Partenon, hoje ainda existe as ruínas, é considerado um dos principais símbolos da arquitetura da Grécia Antiga.

 

- Atena era também a divindade protetora de um dos principais produtos agrícolas da Grécia Antiga: o azeite de oliva.



- Na mitologia romana, Atena era equivalente a Minerva.

 

- Os símbolos associados a essa deusa grega eram: coruja, oliveira e Égide (escudo de Palas Atena).




Impressão


Atena Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Palas-Atena
Autor: Stephanides, Menelaos
Editora: Ediouro
Temas: Mitologia, Mitos, Lendas da Grécia Antiga


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.