Quem era, história, poderes e outras características:
Ares, na mitologia grega, era o deus da guerra. Filho de Zeus (deus dos deuses), e Hera (deusa do casamento, irmã e esposa de Zeus).
De acordo com a Ilíada (poema de Homero), Ares tinha uma quadriga (carroça puxada por 4 cavalos). Os garanhões, de acordo com o poema, eram imortais e soltavam fogo pelas narinas.
Os gregos costumavam fazer sacrifícios de animais, na noite anterior aos combates, para conseguir a ajuda do deus Ares.
De acordo com os mitos gregos, o deus Ares teve vários filhos e filhas. Entre eles, podemos citar: Cicno (ladrão de estradas que foi assassinado pelo herói Herácles); Anteros, Deimos e Phobos (filhos de Ares com Afrodite) e Hipólita (filha de Ares com a rainha amazona Otréra).
De acordo com vários mitos, Ares adorava armas de guerra e era um deus sanguinário. Sua moradia ficava no Monte Olimpo, junto com outros importantes deuses gregos.
Principais poderes:
- Ele era um mestre de todas as formas de combate, incluindo corpo a corpo, baseado em armas e guerra estratégica.
- Ares possuía imensa força física e resistência, permitindo-lhe envolver-se em longas e árduas batalhas sem se cansar.
- Ares tinha a habilidade de provocar medo e terror em seus inimigos, fazendo-os fugir ou ficar paralisados de medo durante a batalha.
Curiosidades mitológicas:
- Na mitologia romana, Ares era identificado como Marte (deus da guerra e da agricultura).
- O símbolo mais associado a esse deus era a lança de guerra. Mas também associavam outras armas de guerra como, por exemplo, o escudo, o capacete, além da tocha flamejante.
- Ares, de acordo com os mitos, teve várias esposas. Porém, a mais importante foi Afrodite (deusa da beleza, do prazer, da procriação e da paixão).
Ares: deus da guerra na mitologia grega. |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Vídeo indicado no YouTube:
Ares: O Deus da Guerra (Marte) Mitologia Grega - Foca na História