Mulheres na Idade Média

Resumo sobre a vida das mulheres na Idade Média, o trabalho, o casamento, o padrão de beleza e a infância das meninas, fases da vida, livro indicado.


Mulheres da Idade Média: vida diversificada e complexa.
Mulheres da Idade Média: vida diversificada e complexa.

 

Fases da vida

 

Na Idade Média, a vida de uma mulher era dividida em três períodos: a infância, que dura até sete anos de idade, a juventude, até aos catorze anos, e a vida de mulher, que vai dos catorze até cerca de trinta anos, além da qual ela entra na velhice, enquanto o homem é considerado velho apenas aos cinquenta anos.


Quando nasce, a criança nobre é confiada a uma ama, enquanto os pobres têm de cuidar pessoalmente de seu recém-nascido. Aos dois ou três anos ela é desmamada. Este é um período crucial, pois uma em cada três crianças morre antes de completar cinco anos de idade. Muitas vezes, por causa da pobreza, a criança é abandonada, especialmente se for uma menina.


Aos sete anos, as meninas de famílias ricas aprendem a bordar ou a tecer fitas. É a idade em que podem ser oferecidas a um mosteiro, onde também aprendem a ler e a escrever, ou a um noivado. No campo, a garota fica com a mãe para cuidar da casa e da lavoura, da tecelagem e dos animais. A vocação da mulher medieval é orientada para um único objetivo: casamento e maternidade.



Trabalho feminino


Mesmo mulheres casadas podem trabalhar no comércio, nas áreas têxtil e alimentar ou como costureiras, lavadeiras e empregadas domésticas, mas seus salários são muito inferiores aos dos homens. No campo, participam da lavoura e dos cuidados dos animais, mantendo a casa, a tecelagem, a preparação de refeições e o fogo.



Beleza ideal


A igreja não vê com bons olhos as mulheres educadas, e insiste especialmente na educação religiosa. As meninas púberes são vigiadas de perto pelos pais e sua beleza é ora temida, ora desejada. Para o clero, ela está associada ao diabo, à tentação e ao pecado, mas é comemorada pelos trovadores do amor cortês.


A mulher ideal medieval deve ser magra, ter o cabelo loiro ondulado, tez clara, boca pequena e rosada, dentes brancos, olhos pretos e nariz reto e fino. Os pés e as mãos são finos e elegantes, os quadris estreitos, as pernas finas, mas curvadas, os seios pequenos, a pele firme e a testa alta.



Bruxas


Por séculos, a mulher encarnou o mal. Como filha de Eva, ela é responsável por expulsar do Jardim do Éden, em conivência com a serpente, o homem, então ela não pode deixar de lançar feitiços. Acusadas de magia negra, feitiçaria e encantamento, as mulheres "heréticas" queimaram aos milhares nas piras da Inquisição.



Casamento medieval


O casamento é arranjado pelos pais em todas as classes sociais. Entre os nobres, é um meio de fortalecer ou criar alianças entre países, ampliar terras e riquezas. As mulheres são objeto de negociações que às vezes ocorrem muito cedo, sem o conhecimento das partes interessadas. A idade do casamento é entre treze e dezesseis anos para mulheres e vinte e trinta anos para o homem. Quando a mulher não pode dar herdeiros do sexo masculino para o marido, ela pode ser repudiada.


Mulher da Nobreza da Idade Média escrevendo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mulher da nobreza, da Idade Média, escrevendo: a leitura e a escrita eram atividades exclusivas das mulheres nobres.

 

 


Fontes:


https://www.bl.uk/the-middle-ages/articles/
women-in-medieval-society


https://en.wikipedia.org/wiki/Women_in_the_Middle_Ages


http://www.compagnie-litteraire.com/
statuts-femme-moyen-age/




Impressão


Mulheres na Idade Média Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

A mulher na Idade Média

Autor: Macedo, José Rivair

Editora: Contexto

Ano: 1997

Temas do livro: História Geral, Idade Média, Sociedade Medieval


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.