O que foi a Intentona Integralista
A Intentona Integralista, também conhecida como Levante Integralista, foi um movimento organizado pela AIB (Ação Integralista Brasileira) contra o governo ditatorial de Getúlio Vargas. Esse movimento ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, em maio de 1938.
Objetivo
Os integralistas (grupo político brasileiro de caráter conservador, ultranacionalista, fascista e de extrema direita) tinha como principal objetivo tirar Getúlio Vargas da presidência do país e acabar com o Estado Novo.
Causas principais do movimento:
- Os integralistas apoiaram o golpe de 1937, pois Vargas havia eliminado qualquer chance de os comunistas chegarem ao poder. Porém, o presidente havia deixado de lado os integralistas, isolando-os de qualquer tipo de participação política no governo. Dessa forma, os integralistas sentiram-se traídos por Vargas.
- Vargas, através do Decreto-Lei Nº 37 de 2 de dezembro de 1937, extinguiu todos os partidos políticos do Brasil, inclusive a AIB.
Como foi: o que ocorreu
Em 11 de maio de 1938, um grupo formado por 80 integralistas, liderados por Severo Fournier, atacou o Palácio da Guanabara (sede do governo Federal) no Rio de Janeiro para derrubar Vargas. Porém, o movimento não teve sucesso, pois houve uma forte e eficiente resistência das forças do governo federal.
|
Severo Fournier: líder do Levante Integralista. |
Consequências:
- Cerca de 1500 integralistas foram presos.
- Muitos integralistas, que participaram do movimento, foram fuzilados e outros feridos.
- Plinio Salgado, líder da AIB, foi para o exílio em Portugal.
- O movimento integralista deixou de existir.
- O Governo Vargas, além de sair vitorioso ao combater um movimento político contrário ao seu governo, aumentou sua força política e deixou claro que não estava ligado a nenhum movimento ideológico, mesmo que esse fosse de direita e defensor do autoritarismo.
![]() |
Intentona Integralista de 1938: integralistas não conseguiram derrubar o governo Vargas (fonte da foto: website do Exército Brasileiro). |
Artigo publicado em 04/08/2021
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Fascismo, Nazismo, Integralismo
Autor: Bertonha, João Fábio
Editora: Ática
Fontes de referência do artigo:
Trindade, Hélgio (1974). Integralismo: o fascismo brasileiro na década de 30. São Paulo: Difusão Européia do Livro