Quem eram e localização
Os persas formaram uma importante civilização na antiguidade oriental, ocupando a região da Pérsia (atualmente Irã, Iraque e Turquia). Esse povo dedicou-se às atividades comerciais, fazendo do comércio a principal fonte de desenvolvimento econômico.
Formação e poder no Império Persa
A política no estado persa era toda dominada e executada pelo imperador (rei), soberano absoluto que mandava e controlava tudo e todos. O rei era considerado uma espécie de deus na Terra e, dessa forma, o poder era considerado de direito divino. Dentro desse sistema, o poder era hereditário, ou seja, passava de pai para filho.
As regiões conquistadas pelo Império Persa eram denominadas satrapias. Esses territórios, eram províncias persas, ou seja, unidades administrativas. Elas eram governadas pelos sátrapas (geralmente eram três funcionários, representantes do poder imperial persa). A função do sátrapa era cobrar impostos nas províncias e aplicar as leis persas.
Para facilitar a comunicação, essas províncias eram interligadas por uma rede de estradas.
Ciro, o grande imperador persa
Ciro II, o Grande, foi um dos mais importantes imperadores dos medos e persas. Durante seu reinado (560 a.C. - 529 a.C.), os persas dominaram e conquistaram vários territórios, quase sempre por guerras. No ano de 539 a.C., conquistaram a Babilônia, ampliando o Império Persa de Helesponto (estreito no noroeste da Turquia conectando o mar Egeu ao mar de Mármara) até as fronteiras da atual Índia.
Outros imperadores persas de destaque: Xerxes I, Cambises I (pai de Ciro II) e Dario, o Grande.
Relevo de Ciro II, o Grande: um dos mais importantes imperadores do Império Persa. |
Religião persa
A religião persa era dualista (existência do bem e do mal) e tinha o nome de Zoroastrismo ou Masdeísmo. Essa religião foi criada por Zoroastro ou Zaratustra, um grande profeta e líder espiritual. Para os seguidores dessa religião, Ormuzd (força do bem) e Arimã (força do mal) estavam sempre em conflito. Mas, no fim dos tempos, o bem venceria o mal.
Fim do Império Persa
Os persas foram conquistados, em 330 a.C., por Alexandre, o grande, da Macedônia.
Curiosidades e informações históricas sobre os persas:
- Cambises II, rei persa entre 530 a.C. e 522 a.C., conquistou o poderoso Egito em 525 a.C.
- Susa, localizada na região oeste do atual Irã, foi uma das principais cidades do Império Persa. Ela foi fundada por volta do ano 4000 a.C. e atualmente é um importante sítio arqueológica.
- A dieta dos persas era muito diversificada. Eles se alimentavam de pães achatados de trigo, produtos lácteos (manteiga, queijo e iogurte), mingau de cevada, arroz, carnes (vaca, aves, cordeiro), frutas (tâmaras, romãs, damascos e uvas), nozes, mel, legumes e verduras.
- Na região do Império Persa conviveram hebreus, egípcios, babilônicos, cananeus e outros povos semitas (povos antigos do oriente com semelhanças religiosas e linguísticas). Esses povos trocaram muitas características culturais entre si.
Esfinge alada do palácio de Dario I, o Grande, na cidade de Susa. |
QUIZ
Em qual região do mundo se desenvolveu a civilização persa?
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Referências do texto:
CÁCERES, Florival; PEDRO, Antônio. História Geral. São Paulo: Moderna, 1988.
DANTAS, José. História Geral. São Paulo: Moderna, 1995.
Vídeo indicado no YouTube:
Os Persas: O Grandioso Império Aquemênida - Grandes Civilizações do Passado - Foca na História