Periodização
A Idade Moderna é uma época da História que tem início em 1453 (tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos), indo até 1789 (início da Revolução Francesa).
Principais características no mundo ocidental:
• Foi um período de transição do Feudalismo para o Capitalismo.
• Fortalecimento das monarquias nacionais europeias.
• Prevalência de um regime político caracterizado, principalmente, pela centralização do poder nas mãos do monarca (rei).
• Período de descobrimentos marítimos feitos pelos europeus (principalmente Portugal e Espanha) e colonização e exploração das terras descobertas (principalmente na América e África).
• Comércio marítimo como principal fator de desenvolvimento econômico das nações.
• Fortalecimento da burguesia comercial europeia.
• Surgimento de movimentos de contestação ao poder da Igreja Católica (Reforma Religiosa) e formação de novas igrejas (luterana, calvinista e anglicana).
• Desenvolvimento das artes plásticas e da cultura sob uma nova perspectiva (humanismo), principalmente com o Renascimento Cultural.
• Amplo desenvolvimento científico (Astronomia, Engenharia, Matemática, Anatomia, Biologia, etc.) no contexto do Renascimento Científico.
• Acúmulo de riquezas na Europa, fruto da exploração das colônias na América.
• Início da Revolução Industrial no final da Idade Moderna.
• Contestação, principalmente com o Iluminismo, do regime Absolutista e crise deste sistema de governo no final da Idade Moderna (segunda metade do século XVIII).
Cronologia da Idade Moderna:
- 1453: Tomada de Constantinopla pelo império Turco-Otomano. Este evento marcou o fim do Império Bizantino quando os turcos otomanos, liderados pelo sultão Mehmed II, capturaram Constantinopla (atual Istambul).
- 1455 a 1485: Guerra das Duas Rosas na Inglaterra.
- 1479: formação da monarquia nacional espanhola.
- 1492: Descobrimento da América com Cristóvão Colombo. Chegada dos espanhóis ao continente americano. A viagem de Colombo, patrocinada pela Espanha, levou ao conhecimento e exploração europeia dos continentes americanos.
- 1498: Chegada da esquadra de Vasco da Gama às Índias.
- 1500: Chegada dos portugueses ao Brasil, liderados por Pedro Álvares Cabral (Descobrimento do Brasil).
- 1508: Michelangelo começa a pintar o teto da Capela Sistina. A obra é uma das mais representativas do Renascimento Cultural.
- 1517: início da Reforma Protestante com Martinho Lutero na Alemanha. Iniciada pelas 95 Teses de Martinho Lutero, este movimento levou a mudanças religiosas significativas e ao estabelecimento de igrejas protestantes, começando na Alemanha.
- 1532: início da colonização espanhola na América, após a destruição do Império Inca, comandada pelos conquistadores espanhóis Francisco Pizarro e Diego de Almagro.
- 1534: fundação da Companhia de Jesus, organização jesuítica da Igreja Católica, como resposta à Reforma Protestante. Esta organização atuou no Brasil, principalmente, na catequização dos índios.
- 1542: Restabelecimento da Inquisição, que atuou, principalmente, na Itália, Portugal e Espanha.
- A Revolução Científica (aproximadamente de 1543 até o final do século XVII): este período viu grandes desenvolvimentos na ciência, mudando fundamentalmente as visões da sociedade e da natureza. Figuras-chave incluíram Copérnico, Galileu e Newton.
- 1554: fundação da cidade de São Paulo.
- 1618 a 1648: Guerra dos Trinta Anos.
- 1642 a 1660: Revolução Puritana (guerra civil) na Inglaterra.
- 1688 a 1689: fim do regime absolutista na Inglaterra com a Revolução Gloriosa.
- O Iluminismo (aproximadamente do final do século XVII até o século XVIII): movimento intelectual e filosófico que dominou a Europa, enfatizando a razão, a análise e o individualismo em vez das tradicionais linhas de autoridade.
- 1756 a 1763: Guerra dos Sete Anos - conflito militar entre diversos reinos europeus, cuja principal causa foi a disputa pelo domínio colonial.
- 1765: aperfeiçoamento do motor a vapor pelo escocês James Watt (marco inicial da Revolução Industrial).
- 1776: Declaração da Independência dos Estados Unidos.
- 1789: início da Revolução Francesa, que derrubou a monarquia e terminou com o absolutismo na França.
Queda da Bastilha em 14 de julho de 1789: evento de transição da Idade Moderna para a Contemporânea. |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Fontes de pesquisa consultadas para a elaboração do texto:
- CAMPOS, Raymundo. Estudos de História Moderna e Contemporânea. São Paulo: Editora Atual, 1988.
- CÁCERES, Florival; PEDRO, Antônio. História Geral. São Paulo: Moderna, 1988.