Geografia Física da África

Saiba quais são as principais características geográficas do continente africano. Principais aspectos do relevo, vegetação e hidrografia.


Mapa da África: relevo
Mapa da África: relevo

 

Principais características e dados geográficos da África:

 

- Quantidade de países: 54

 

- Área: 30.215.303 km²

 

- Altitude média: 730 metros.

 

- Ponto mais elevado: Monte Kilimanjaro na Tanzânia com 5.895 metros.

 

- Banhada pelas águas do: Mar Mediterrâneo (norte), Oceano Atlântico (oeste), Oceano Atlântico (sul) e Oceano Índico (leste).

 

- Principais ilhas: Madagascar, Seicheles, Ilhas de Cabo Verde, Ilhas Maurício, Canárias, Madeira, São Tomé e Príncipe e Comores.

 

- Principais rios: Nilo, Congo, Orange, Níger, Zambeze, Senegal, Gâmbia, Bakoye, Bandama e Limpopo.

 

- Principais lagos: Chade, Vitória, Turkana e Tanganica. O maior é o lago Vitória com 68.870 km² de área.

 

Imagem do rio Nilo com um barco

Rio Nilo: o maior e principal curso de água do continente africano.

 

 

Relevo africano

 

No continente africano prevalece a existência de planaltos de altitudes baixas e médias. Nas regiões litorâneas, encontramos as planícies costeiras. As principais cadeias montanhosas que se destacam no continente africano são: Cadeia do Atlas (na região noroeste) e Cadeia do Cabo (na região sul).

 

Foto da montanha Kilimanjaro na África

Kilimanjaro: ponto mais alto do continente africano fica no norte da Tanzânia na fronteira com o Quênia.

 



Vegetação

 

A vegetação da África acompanha a influência climática. Desta forma, aonde ocorre o clima equatorial há presença de grandes florestas tropicais e equatoriais. As savanas aparecem mais ao sul e mais ao norte das florestas tropicais, onde ocorre a presença de umidade na estação do verão. Na região norte (áreas de clima desértico), quase não são encontradas vegetações. Nos extremos sul e norte do continente africano, aparece a vegetação mediterrânea, marcada pela presença de arbustos e gramíneas.



Clima

 

No continente africano existem quatro tipos de clima. Na região centro-ocidental prevalece o clima equatorial, marcado por altas temperaturas e elevado índice pluviométrico. Quase toda região norte é marcada pelos climas semiárido e desértico, caracterizado pela baixa umidade em função da escassez de chuvas. No extremo norte (faixa litorânea), encontramos o clima mediterrâneo. Já o clima tropical ocorre na área centro-sul do continente.



Principais bacias hidrográficas

 

Bacia do Congo: abrangendo países como República Democrática do Congo, República do Congo, República Centro-Africana, Angola, Camarões, Gabão, Guiné Equatorial, Tanzânia e Zâmbia, a Bacia do Congo é a maior da África, cobrindo mais de 3,7 milhões de quilômetros quadrados. É central para a hidrologia e biodiversidade da África.


Bacia do Níger: esta bacia cobre uma área de mais de 2,1 milhões de quilômetros quadrados, atravessando países como Nigéria, Mali, Níger, Argélia, Guiné, Camarões, Burkina Faso, Benin, Chade e Serra Leoa. É vital para as regiões da África Ocidental e Central.


Bacia do Nilo: a Bacia do Nilo é a segunda maior bacia hidrográfica da África, cobrindo cerca de 10% do território do continente. Ela se estende por países como Sudão, Etiópia, Egito, Uganda, Tanzânia, Quênia, República Democrática do Congo, Ruanda, Burundi, Eritreia, Sudão do Sul e Uganda. A bacia é essencial para a subsistência de cerca de 270 milhões de pessoas.


Bacia do Zambeze: cobrindo Angola, Botsuana, República Democrática do Congo, Malawi, Moçambique, Namíbia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue, a Bacia do Zambeze é significativa para a África Central e do Sul, com uma área de cerca de 1,4 milhão de quilômetros quadrados.


Bacia do Lago Chade: abrange Chade, Níger, Nigéria, Camarões e República Centro-Africana, cobrindo uma área de aproximadamente 2,4 milhões de quilômetros quadrados. É crucial para o sistema de drenagem interna da África Central.


Bacia do Limpopo: Localizada no sul da África, esta bacia cobre Botsuana, Moçambique, África do Sul e Zimbábue, com uma área de cerca de 414.800 quilômetros quadrados.

 

 



Por Equipe Sua Pesquisa

Revisado por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

África Moderna - Um continente em mudanças

Autor: Visentini, Paulo G. Fagundes
Editora: Leitura XXI

 

Fontes de referência:

 

- ALMEIDA, Mauricio de. Geografia Global - Geral e do Brasil - Volume Único - Ensino Médio. São Paulo: Escala Educacional, 2010. 

 

- SENE, Eustáquio de, MOREIRA, João Carlos. Geografia – Projeto Múltiplo. São Paulo: Scipione, 2014. 


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.