O que é (definição geográfica)
Também chamada de "África Branca", a África Setentrional é uma área correspondente ao norte do continente africano, composta por países cuja população é de maioria branca (caucasianos) e de origem árabe.
Principais características da África Setentrional:
- Maioria da população é branca e de origem árabe.
- Predomínio da religião muçulmana.
- População de 198 milhões de habitantes (estimativa 2022). Corresponde a cerca de 17,5% da população do continente africano.
- Fortes semelhanças culturais e religiosas com o Oriente Médio.
- Predomínio do clima desértico nas áreas do interior destes países. Já nas áreas litorâneas (extremo norte da África), predominam o clima mediterrâneo e subtropical mediterrâneo (no Magreb).
- Economia baseada, principalmente, na exploração de petróleo, mineração, turismo e agropecuária.
- Desigualdades sociais, geradas, principalmente, pela significativa má distribuição de renda. As riquezas geradas pelas exportações de petróleo e minérios não chegam para a grande parte da população, que vive em condições de pobreza.
- Em função das características físicas do território e da ocupação populacional, a África Setentrional pode ser dividida em três regiões: Magreb (parte ocidental), Saara (faixa norte) e Vale do Nilo (regiões das margens do rio Nilo no Egito).
Países da África Setentrional
• Egito
• Líbia
• Tunísia
• Argélia
• Marrocos
• Saara Ocidental (território não autônomo controlado pelo Marrocos).
• Mauritânia
África Setentrional: países da região norte do continente africano. Essa região é também conhecida como "África Branca". |
Você sabia?
A cidade mais populosa da África Setentrional é a capital do Egito, Cairo, com população estimada de 10,5 milhões de habitantes (estimativa 2022).
Revisado por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)
Fontes de referência:
- TERRA, Lygia e COELHO, Marcos de Amorim. Geografia Geral – O espaço natural e socioeconômico. São Paulo: Editora Moderna, 2016.
- VESENTINI, José William. Sociedade e Espaço. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2006.