Fontes de energia mais utilizadas no mundo

Hidrelétrica, eólica, térmica, nuclear e solar são algumas das fontes energéticas usadas no mundo atual.


Petróleo: fonte de energia mais utilizada no mundo
Petróleo: fonte de energia mais utilizada no mundo

 

Fontes de energia mais utilizadas no mundo (matriz energética mundial):



1º - Petróleo: 29,5%


2º - Carvão, turfa e xisto: 23,5%


3º - Gás natural: 25%


4º - Biocombustíveis e resíduos (incluindo biomassa): 12%


5º - Nuclear: 5,1%


6º - Hidrelétrica: 2,8%


7º - Fontes renováveis de energia (principalmente solar, geotérmica e eólica): 2,1%



Fonte: Agência Internacional de Energia - IEA (relatório de 2022).

 

 

Foto de várias pedras de carvão mineral de cor preta

Carvão mineral: embora poluente, ainda é uma das fontes mais utilizadas no mundo para a geração de energia elétrica.

 

 

Outras informações sobre produção de energia no mundo:

 

- A China é, atualmente, o país que mais produz energia no mundo. A produção chinesa de energia é de, aproximadamente, 3,2 milhões de Tep (tonelada equivalente de petróleo).

 

- Os Estados Unidos são o segundo país em produção de energia. A produção norte-americana é de, aproximadamente, 2,4 milhões de Tep (tonelada equivalente de petróleo).

 

- Em geração de energia, o Brasil fica na sétima posição. A produção energética brasileira é de, aproximadamente, 259,4 mil de Tep (tonelada equivalente de petróleo).

 

Parques de Energia eólica e solar

Energia eólica e solar: as duas fontes renováveis e limpas crescem a cada ano.



Glossário do texto:

 

1. Turfa: é um tipo de solo que se forma a partir da decomposição parcial de material vegetal em condições úmidas e ácidas. É encontrado em turfeiras, pântanos e lamaçais. A turfa é importante devido ao seu papel como sumidouro de carbono; pode armazenar grandes quantidades de carbono por milhares de anos. Em termos de produção de energia, a turfa tem sido utilizada como fonte de combustível tradicional em alguns países. No entanto, sua extração e uso podem resultar em emissões significativas de carbono, o que contribui para as mudanças climáticas.


2. Biomassa: refere-se a materiais orgânicos, como plantas e resíduos animais, que podem ser usados como fonte renovável de energia. A biomassa pode ser queimada diretamente para aquecimento ou geração de eletricidade, ou pode ser convertida em biocombustíveis, como etanol e biodiesel. Embora a queima de biomassa libere dióxido de carbono, geralmente é considerada uma fonte renovável de energia porque o dióxido de carbono pode ser reabsorvido pelas plantas à medida que crescem.


3. Xisto: é um tipo de rocha sedimentar composta por partículas muito pequenas de argila, quartzo e outros minerais. O xisto geralmente contém quantidades significativas de material orgânico, tornando-o uma fonte de gás natural e petróleo. Quando esses hidrocarbonetos ficam presos dentro da camada de folhelho, a formação é frequentemente chamada de "jogo de folhelho". A extração desses hidrocarbonetos é feita por meio de um processo conhecido como fraturamento hidráulico ou “fracking”. O gás de xisto e o óleo de xisto contribuíram para um boom na produção de petróleo e gás natural nos EUA, mas o processo de fracking tem sido controverso devido a preocupações ambientais.

 

 




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Fontes de Energia - nova e renovável

Autor: Santos, Marco Aurélio dos

Editora: LTC


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.