Conceito de sustentabilidade
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
Principais ações relacionadas à sustentabilidade (exemplos)
- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.
- Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.
- Ações que visem o incentivo à produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;
- Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.
- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.
- Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.
- Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.
- Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.
![]() |
Uso racional da água e sua economia são praticas sustentáveis. |
Benefícios da sustentabilidade ambiental
A adoção de ações de sustentabilidade garante a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.
|
Uso de energias limpas, reciclagem, economia de água e preservação do meio ambiente são fundamentais para a sustentabilidade do nosso planeta. |
Países mais sustentáveis do mundo
Em julho de 2019, a SDSN (Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU) divulgou um ranking dos países mais sustentáveis do mundo. O índice SDG, que vai de 0 a 100, leva em consideração o cumprimento, até o momento, das metas dos ODSs (Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável). Na pesquisa, foram analisados 162 países.
Ranking dos países mais sustentáveis e índice SDG - Ano de 2019
1º - Dinamarca – 85,2 pontos
2º - Suécia – 85 pontos
3º - Finlândia – 82,8 pontos
4º - França – 81,5 pontos
5º - Áustria – 81,1 pontos
6º - Alemanha – 81,1 pontos
7º - República Tcheca – 80,7 pontos
8º - Noruega – 80,7 pontos
9º - Holanda– 80,4 pontos
10º - Estônia – 80,2 pontos
11º - Nova Zelândia – 79,5 pontos
12º - Eslovênia – 79,4 pontos
13º - Reino Unido – 79,4 pontos
14º - Islândia – 79,2 pontos
15º - Japão – 78,9 pontos
16º - Bélgica– 78,9 pontos
17º - Suíça – 78,8 pontos
18º - Coreia do Sul – 78,3 pontos
19º - Irlanda – 78,2 pontos
20º - Canadá – 77,9 pontos
A posição do Brasil e o índice SDG
No tocante ao desenvolvimento sustentável, o Brasil ficou na posição 57º (entre 162 países) com 70,6 pontos.
Os ODSs (Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável) em que o Brasil piores desempenhos foram: saúde e bem-estar; qualidade de trabalho e crescimento econômico; redução das desigualdades e paz, justiça e instituições fortes. O melhor desempenho foi em uso de energia limpa.
Com a pontuação obtida, o Brasil ficou 5,5% acima da média dos países da América Latina e Caribe. Com relação a todos os países analisados, o Brasil ficou um pouco acima dos 67,1 pontos, que foi a média mundial.
Em relação ao ano anterior, o Brasil perdeu uma posição no ranking, pois estava em 56º em 2018.
O pior em desenvolvimento sustentável:
- Na última posição do índice SDG ficou a República Centro Africana, que é um dos países mais pobres da África. Em 2019, o país ficou com apenas 39,1 pontos.
atualizado em 19/02/2021
- VEYRET, Yvette. Dicionário do Meio Ambiente. São Paulo: Senac, 2012.
- TOWNSEND, Colin R. Fundamentos em Ecologia. Porto Alegre: Artmed, 2009.