O que são biomas aquáticos
Os biomas aquáticos são formados por comunidades de seres vivos que vivem em água doce (rios, lagos, riachos, etc.) ou salgada (oceanos e mares) de forma adaptada às condições ecológicas do local.
Os principais biomas aquáticos são: rios, lagos, mares e oceanos.
Principais tipos de seres vivos que habitam os biomas aquáticos:
Plânctons
São seres microscópicos que habitam a superfície da água. O fitoplâncton marinho, como, por exemplo, as algas, são clorofilados e importantes produtores de oxigênio para nossa atmosfera. Existe também o zooplâncton (protozoários e pequenos animais aquáticos), que se alimentam de substâncias orgânicas produzidas por outros animais.
Bentos
São seres vivos que vivem próximos ou grudados ao substrato marinho. Os corais, por exemplos, vivem de forma fixa. Já os caranguejos, vermes marinhos e alguns moluscos vivem próximos ao substrato, porém se movimentam.
Nécton
São os animais que se locomovem livremente pela coluna de água dos mares e oceanos. Usam suas barbatanas ou outros apêndices. Exemplos: peixes, mamíferos marinhos, várias espécies de crustáceos.
1. Biomas de água salgada: Oceanos
Como cerca de ¾ da superfície do planeta Terra é coberta por oceanos, este é o maior ecossistema do nosso planeta. Milhares de espécies de seres vivos marinhos vivem nestes oceanos.
De acordo com a incidência de luz nas águas dos oceanos, podemos classificá-las em duas zonas:
• Zona Fótica: vai até 180 metros de profundidade, aproximadamente. É a zona que recebe a luz solar e, portanto, é habitada por seres que necessitam desta luz para sobreviverem. Grande parte dos peixes e mamíferos marinhos vive nesta zona oceânica.
• Zona Afótica: são as águas que ficam abaixo da zona fótica, portanto é uma área cujas águas não recebem luz solar. A pressão em águas desta zona também é grande, pois vai aumentando de acordo com a profundidade. A ausência de luz solar e a pressão dificulta a sobrevivência de muitas espécies. Portanto, na zona afótica vivem apenas bactérias, vermes e algumas espécies de peixes, crustáceos e moluscos.
Exemplos de biomas de água salgada: manguezais, recifes de corais, fontes termais marinhas, oceanos e mares.
2. Biomas de água doce
A presença de luz solar e também da boa quantidade de oxigênio são favoráveis para a manutenção da vida de várias espécies de peixes e anfíbios.
Principais animais de água doce (aquáticos e semiaquáticos): peixes de água doce, tartarugas, golfinho de água doce, ariranha, lontra, capivara, jacarés e crocodilos.
Exemplos de biomas de água doce: rios, lagoas, lagos, brejos e pântanos.
Problema atual
Infelizmente, com o crescimento desordenado das grandes cidades nas últimas décadas, tem aumentando muito a poluição das águas de rios e lagos no Brasil. Este grave problema ambiental tem prejudicado a vida de várias espécies de animais que habitam biomas de água doce.
Peixes mortos nas margens de um rio: poluição das águas afetam os biomas aquáticos. |
QUIZ
Qual das alternativas abaixo é um exemplo de bioma aquático de água salgada?
Por Tânia Cabral - Professora de Biologia - Unesp, 2001
Fontes de referência do texto:
- BIZZO, Nélio. Biologia Novas Bases. São Paulo: Editora Ibep, 2016.
- FAVARETTO, José Arnaldo. Biologia – Unidade e Diversidade. São Paulo: Editora FTD, 2016.
Vídeo indicado no YouTube:
Ecologia - Comunidades Aquáticas - Ecossistemas Aquáticos - Biomas Aquáticos- Canal BIOLOGIA com o Tubarão