Biomas Costeiros

Os biomas costeiros possuem uma rica biodiversidade e são de grande importância para a vida marinha.


Costão rochoso: exemplo de bioma costeiro
Costão rochoso: exemplo de bioma costeiro

 

O que são e características principais:


Os biomas costeiros estão presentes onde quer que exista interface entre terra e mar. A influência de um ambiente sobre o outro pode se estender por quilômetros. Os biomas se compõem de vários ecossistemas.


Vejamos no caso do Brasil: se você fizer um filme do litoral todo, você vai reconhecer comunidades biológicas se alternando no espaço. O que mais marca a diferença entre uma comunidade e outra são as plantas. Mas existem ali centenas de espécies animais associadas a essas plantas. Você não notará a presença delas porque estará filmando à distância.


Essas comunidades compostas por seres vivos, todos eles vivendo sob a influência de condições impostas pelo Oceano Atlântico, fazem parte de um dos biomas costeiros mais extensos do planeta.

 

Esses ecossistemas são classificados em tipos de acordo com suas características. Por exemplo:


- Praias


- Costões rochosos


- Recifes de coral


- Manguezais (mangues)


- Restingas



Características principais


Não é possível listar características comuns dos biomas costeiros, pois cada um é composto de ecossistemas e esses já são muito diferentes entre si.

 

 

Exemplos de biomas costeiros:

 


1. Manguezal


É muito comum que ele ocorra na região em que um rio deságua no mar. A mistura de água doce com água salgada forma um tipo de ambiente que seleciona espécies vegetais a animais cuja fisiologia os capacita viverem ali. Sedimentos carregados pelo rio se depositam na orla e são decompostos por bactérias. É da reação de decomposição que vem o cheiro forte.

 

2. Recife de coral


Um recife de coral é um bioma costeiro caracterizado por ecossistemas subaquáticos construídos predominantemente por colônias de pólipos de coral unidos por carbonato de cálcio. Esses recifes estão entre os ecossistemas mais diversos e biologicamente complexos da Terra, fornecendo habitat e abrigo para uma vasta gama de organismos marinhos. Os recifes de coral não são importantes apenas para a vida marinha; eles também protegem as linhas costeiras dos efeitos danosos da ação das ondas e tempestades tropicais, apoiam as indústrias de pesca e atraem turistas.

 


3. Restinga


O vento marítimo sopra em direção à terra, levando areia que fica depositada. Os areais são colonizados por plantas rasteiras, mas dependendo do terreno, podem crescer ali arbustos e árvores. Caranguejos, insetos, anfíbios e répteis também colonizam restingas.

 

Foto de uma restinga com animais marinhos

Restinga: outro exemplo de ecossistema costeiro.

 

Por que conservar os biomas costeiros?


Os ecossistemas que integram os biomas costeiros são berçários para muitas espécies animais. Também servem de pouso temporário para aves migratórias. Alguns ecossistemas absorvem o impacto das ondas, sendo barreiras protetoras em tempos de elevação do nível do mar.



Curiosidade


O gosto salgado da água dos oceanos vem das partículas de rochas marinhas desgastadas pelas marés.

 

Foto de um manguezal

Manguezal: exemplo de ecossistema costeiro.

 

 


 

Publicado em 10/05/2020 e atualizado em 29/02/2024

Por Milene Moura Martins

Graduada em Ciências Biológicas pela UFMG, mestre pela UNESP e doutora em Zoologia pela Universidade de São Paulo - USP.




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- Oliveira, E. (2006). Biomas brasileiros: diversidade e dinâmica. São Paulo: Edusp.


- Costa, M. (2008). Ecologia dos ecossistemas costeiros. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.