O que são e onde vivem
São peixes que vivem na zona abissal dos oceanos, ou seja, em regiões muito profundas (abaixo de 4.000 metros). Nesta região das águas oceânicas ocorre a ausência de luz e a pressão é altíssima, ficando entre 3.500 a 4.000 psi (unidade de medida de pressão). A temperatura da água também é muito baixa (próxima a 0 grau). A anatomia destes peixes é adaptada (veja características abaixo) para viver numa região oceânica repleta de limitações e dificuldades.
Zonas abissais
- As zonas abissais são regiões, em função das profundezas, totalmente escuras (ausência de luz solar).
- São áreas dos oceanos habitadas pelos peixes abissais, que possuem o organismo adaptado para viver na ausência de luz e na presença de elevada pressão.
- Apenas 4% da área total dos oceanos são formadas por abissais.
- A palavra abissal tem origem no latim. Ela deriva de abyssus, que significa, em português, abismo.
Principais características dos peixes abissais:
• Como na zona abissal não há presença de luz, não ocorre o desenvolvimento de plantas e algas. Os peixes abissais se alimentam de outros peixes ou espécies marinhas que vivem nesta região. Alimentam-se também de restos orgânicos oriundos da superfície oceânica.
• Algumas espécies de peixes abissais são bioluminescentes, ou seja, produzem luz própria. Este recurso é utilizado, principalmente, para atrair presas e parceiros para a reprodução.
• Muitas espécies possuem boca e estômagos bem grandes. Este é um recurso para que possam comer peixes grandes, pois nesta região oceânica a alimentação é escassa.
• Muitas espécies possuem olhos pequenos ou pouco desenvolvidos, em função da escuridão das águas na zona abissal. Outras espécies simplesmente não enxergam.
• Em função da dificuldade de reprodução, algumas espécies são hermafroditas.
• Muitos peixes abissais carecem de pigmentação (são frequentemente transparentes ou aparecem em tons de preto ou vermelho), pois a coloração é desnecessária nos ambientes escuros que habitam.
• Possuem aparência muito diferente dos peixes que conhecemos. Alguns parecem verdadeiros “monstros” marinhos.
• Muitos peixes de águas profundas têm ossos mais flexíveis e corpos mais macios do que os peixes de superfície, ajudando-os a resistir à alta pressão e conservar energia.
Peixe típico da zona abissal. |
Exemplos de espécies de peixes abissais:
- Peixe-pescador ou diabo-marinho (Lophius piscatorius)
- Peixe-dragão (Pachystomias)
- Peixe-diabo-negro (Melanocetus johnsonii)
- Peixe-lagarto (Bathysaurus mollis)
Peixe-dragão: exemplo de peixe que vive na zona abissal. |
Curiosidade:
A fêmea do peixe-pescador, também conhecido como diabo-marinho ou tamboril, possui próximo de sua boca uma espécie de isca que emite luz. Quando algum peixe é atraído por esta luz e se aproxima, ela ataca rapidamente e come a presa.
Artigo revisado por Tânia Cabral - Professora de Biologia e Ciências - graduada na Unesp, 2001
GRUDZIEN, Heliana. A vida no abissal. São Paulo: Cortez, 2017.
Vídeo indicado no YouTube:
Top 10 PEIXES ABISSAIS mais BIZARROS do mundo! - Canal Zoomundo