O que são invertebrados (definição e principais características)
Os animais invertebrados são aqueles que não possuem: coluna vertebral, notocorda, cérebro (maioria não possui) e esqueleto interno articulado. Cerca de 94% dos animais do mundo são invertebrados.
Principais filos dos invertebrados:
1 - Anelídeos
Principais características: possuem corpo segmentado em anéis; sistema respiratório fechado; sistema nervoso ganglionar; simetria bilateral, corpo alongado.
Exemplos: poliquetas (vermes que vivem no mar), minhoca e sanguessugas.
2 - Celenterados
Principais características: são animais que vivem na água (mar, lagos e rios); algumas espécies vivem livres e outras presas em substratos; possuem simetria radial; dependendo da espécie podem apresentar reprodução sexuada ou assexuada.
Exemplos: medusas, hidras de água doce, anêmonas-do-mar, corais e caravelas.
3 - Poríferos
Principais características: alimentação realizada por filtração; vivem em água salgada ou doce; anatomia simples (não possuem músculos, órgãos internos e sistema nervoso); não possuem sistema digestório.
Exemplos: esponjas do mar.
4 - Platelmintos
Principais características: possuem corpo em formato achatado; muitos são parasitas de animais (principalmente mamíferos); possuem gânglios nervosos; são popularmente chamados de vermes;
Exemplos: esquistossomos, tênias e planárias.
5 - Nematelmintos
Principais características: possuem corpo com formato cilíndrico e segmentado; são terrestres ou aquáticos (água doce ou marinha); possuem sistema digestivo completo; não possuem sistema circulatório; muitas espécies parasitam outros animais; possuem sistema nervoso composto por um anel ao redor do esôfago.
Exemplos: ancilóstomo e áscaris lumbricoides.
6 - Artrópodes
Principais características: possuem exoesqueleto rígido de quitina que oferece proteção ao corpo; cabeça, tórax e abdome formam o corpo; o formato, a cor e o tamanho dependem da espécie (grande diversificação); vivem em habitats terrestres e aquáticos; muitas espécies respiram através de um sistema de traqueias.
Exemplos: insetos, centopeias, aranhas, escorpiões, piolho de cobra (diplópode) e crustáceos.
Escorpião: exemplo de artrópode |
7 - Moluscos
Principais características: possuem corpo mole, habitats terrestres ou aquáticos (água doce e salgada); o corpo dos moluscos não é segmentado; os que vivem na terra respiram através da pele (exceto o caramujo de jardim que possui um órgão parecido com o pulmão), enquanto dos de vida aquática respiram através de brânquias.
Exemplos: ostras, lulas, caramujos (animal pequeno, que habita em água doce ou salgada, e possui uma concha resistente e espiralada), polvos e lesmas.
8 - Equinodermas
Principais características: são animais de vida marinha (vivem geralmente no substrato); possuem esqueleto interno; a simetria é radial; a fecundação é externa; muitas espécies possuem a capacidade de regeneração corporal.
Exemplos: estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, ofiúros e lírios-do-mar.
Estrela-do-mar: exemplo de um animal invertebrado equinoderma. |
Curiosidades:
- O maior invertebrado terrestre do mundo é uma espécie de minhoca encontrada na Austrália. A megascolides australis pode checar a 3,20 metros de comprimento.
- Um dos animais invertebrados com maior longevidade é a esponja-do-mar. Elas podem viver até 500 anos.
Revisado por Tânia Cabral - Professora de Biologia - Unesp, 2001
Fonte de referência do artigo:
FAVARETTO, José Arnaldo. Biologia – Unidade e Diversidade. São Paulo: Editora FTD, 2016.
Vídeo indicado no YouTube:
RESUMO - ANIMAIS INVERTEBRADOS - Canal Com Ciência