Quem foram os acádios e suas características
Os acádios foram um povo da Mesopotâmia, que dominou a região por volta de 2.400 a.C., durante a Idade do Bronze. Eles se destacaram no pastoreio, principalmente de carneiros e bois.
Foi no reinado do monarca acádio Sargão, o Grande (1820 a.C. a 1881 a.C.), que ocorreu a unificação entre o sul e o norte da Mesopotâmia. Nesse processo, os acádios dominaram os sumérios da região e incorporaram vários de seus aspectos cultuais.
No reinado de Sargão e seus sucessores próximos, os acádios chegaram a constituir um importante império na região do Oriente Médio.
Porém, o império durou apenas cerca de 180 anos. Em 2.150 a.C., os gútios, povos originários do leste da Mesopotâmia, invadiram e dominaram os acádios.
Uma das hipóteses para o enfraquecimento do Império Acádio foi uma seca de grandes proporções, que atingiu a região no século XXII a.C. Esse fenômeno climático gerou muitos prejuízos agrícolas, afetando a arrecadação de impostos e manutenção do exército acádio.
O IMPÉRIO ACÁDIO
Duração do império
O primeiro império a governar toda a Mesopotâmia foi um império acádio. Durou cerca de 200 anos, de 2.300 a.C. a 2.100 a.C.
Início do Império Acádio
Os acadianos viviam no norte da Mesopotâmia, enquanto os sumérios viviam na região sul. Eles tinham um governo e uma cultura semelhantes aos sumérios, mas falavam um idioma diferente. O governo era composto de cidades-estados individuais. Cada cidade tinha seu próprio governante, que controlava a cidade e a áreas vizinhas. Inicialmente, essas cidades-estados não estavam unidas e muitas vezes guerreavam entre si.
Com o tempo, os governantes acadianos começaram a ver vantagens de unir muitas de suas cidades sob uma única nação e governo. Eles começaram a formar alianças e trabalhar juntos.
O Império cresce
Nos duzentos anos seguintes, o Império Acádio continuou a se expandir. Eles atacaram e conquistaram os elamitas ao leste. Eles se mudaram para o sul para Omã. Eles chegaram a oeste até o mar Mediterrâneo e a Síria. Sobre os outros povos, os acadianos possuíam a vantagem de possuir um exército disciplinado e muito bem preparado.
Naram-Sin
Um dos grandes reis de Acádia foi Naram-Sin. Ele era neto de Sargão I, o Grande. Naram-Sin governou por mais de 50 anos. Ele reprimiu revoltas e expandiu o império. Seu reinado é considerado o auge do Império Acádio.
Queda do Império
Em 2.100 a.C., a cidade suméria de Ur voltou ao poder conquistando a cidade de Acádia. O Império agora era governado por um rei sumério, mas ainda estava unido. O império ficou mais fraco, no entanto, e acabou sendo conquistado pelos amorreus por volta de 2.000 a.C.
![]() |
Estela mesopotâmica mostrando o rei acádio Naram-Sin eliminando os inimigos. |
OS PRINCIPAIS REIS ACÁDIOS FORAM:
• Naram-Sin
• Shar-Kali-Sharri
• Sargon de Akkad
• Naram-Suen
• Eannatum
• Lugal-Zage-Si
• Entemena
•Urukagina
•Gudea
• Ur-Nammu
Você sabia?
Os acádios falavam uma língua acadiana, que era de origem semítica oriental.
|
Relevo mostrando uma guerra dos acádios com outro povo, que está sendo dominado. |
TEXTO COMPLEMENTAR: SARGÃO I, O GRANDE
Sargão I, o Grande, foi um importante rei acádio da Mesopotâmia. Seu reinado durou 56 anos e foi de 2356 a.C. a 2300 a.C.
Em função de suas conquistas militares, ficou conhecido como “soberano dos quatro cantos da Terra”.
Entre suas principais realizações, podemos citar:
- Unificou politicamente a região central com o sul da Mesopotâmia.
- Dominou os sumérios.
- Durante seu reinado, o Império Acádio foi da Mesopotâmia até parte da Península Arábica, região do atual Irã, Síria e regiões da Anatólia. Essas regiões foram conquistadas militarmente pelos acádios.
- Durante seu reinado, os acádios absorveram diversas características da cultura suméria. Um dessas características foi o registro da língua semítica em caracteres da escrita cuneiforme (antiga escrita da Mesopotâmia).
Curiosidades históricas:
- Na língua acadiana, o nome Sargão significa “o rei legítimo”.
- De acordo com uma lenda acádia, Sargão I era filho ilegítimo de uma sacerdotisa. De acordo com Moisés (personagem bíblico) ele foi abandonado pela mãe, dentro de uma cesta de junco, nas águas do rio Eufrates. Quem o encontrou e o criou foi um jardineiro.
|
Sargão I: um dos principais reis do Império Acádio. |
Atualizado em 13/02/2023
Por: Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Dos sumérios a Babel - Mesopotâmia, história, civilização e cultura
Autor: Mella, Federico A. A.
Editora: Hemus
Fonte de referência do artigo:
VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil, São Paulo: Editora Scipione, 2005.