Quem foi
Jean Piaget foi um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia. Especializou-se em psicologia evolutiva e também no estudo de epistemologia genética. Seus estudos sobre pedagogia revolucionaram a educação, pois derrubou várias visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem.
Biografia
Jean Piaget nasceu na cidade de Neuchâtel (Suíça) em 9 de agosto de 1896 e morreu em 17 de setembro de 1980.
Foi morar na cidade de Zurique em 1918, onde trabalhou num laboratório de psicologia e estagiou numa clínica de psiquiatria.
Após sair de Zurique, foi morar em Paris, onde trabalhou na Grange-Aux-Belles Street School for Boys, a escola na qual Alfred Binet conduziu sua pesquisa. A escola era administrada pelo desenvolvedor da Escala Binet-Simon ("Escala Binet") de inteligência, que mais tarde evoluiu para as Escalas de Inteligência Stanford-Binet. Piaget ajudou na padronização dos testes de inteligência de Binet, tarefa que despertou seu interesse pela cognição humana.
No ano de 1921 escreveu suas primeiras teorias pedagógicas.
Depois de sua estada em Paris, Piaget retornou à Suíça, onde ocupou uma série de cargos, inclusive como diretor do Bureau Internacional de Educação em Genebra de 1929 a 1967. Ele também ocupou cargos de professor na Universidade de Genebra (de 1929 a 1954 e novamente de 1955 a 1980), a Universidade de Lausanne (de 1938 a 1951) e a Sorbonne em Paris (de 1952 a 1963).
Piaget fez pesquisas sobre as características do pensamento infantil com crianças francesas e também com deficientes mentais.
Jean Piaget faleceu em Genebra em 16 de setembro de 1980. Mesmo após sua morte, Piaget continua sendo uma das figuras mais influentes no campo da psicologia do desenvolvimento, celebrado por seu trabalho pioneiro sobre o desenvolvimento cognitivo infantil.
Características da Teoria da aprendizagem de Piaget:
A teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget revolucionou nossa compreensão do crescimento intelectual das crianças. Ele fornece uma visão abrangente de como a inteligência humana evolui desde a infância até a adolescência. Aqui estão algumas características-chave da teoria de Piaget:
1. Estágios do desenvolvimento cognitivo: propôs que as crianças passam por quatro estágios distintos de desenvolvimento cognitivo, cada um marcado por diferentes habilidades intelectuais e formas de entender o mundo. Esses estágios são o estágio sensório-motor (do nascimento aos 2 anos), o estágio pré-operatório (2 a 7 anos), o estágio operacional concreto (7 a 11 anos) e o estágio operacional formal (11 anos ou mais).
2. Aprendizagem ativa: enfatizou que as crianças são aprendizes ativos que constroem sua própria compreensão do mundo por meio da interação com seu ambiente. Este conceito é muitas vezes referido como construtivismo.
3. Esquemas: de acordo com Piaget, as crianças desenvolvem modelos mentais ou "esquemas" que usam para interpretar suas experiências. Os esquemas estão sendo continuamente modificados por meio de dois processos complementares: a assimilação, onde novas experiências são integradas aos esquemas existentes, e a acomodação, onde os esquemas são ajustados para incorporar novas experiências.
4. Equilíbrio: acreditava que as crianças se esforçam naturalmente para alcançar um estado de equilíbrio ou "equilíbrio" entre assimilação e acomodação. Esse processo de equilíbrio impulsiona o desenvolvimento cognitivo.
5. Papel da brincadeira: destacou a importância da brincadeira no desenvolvimento cognitivo da criança. Ele via a brincadeira como uma plataforma vital para as crianças explorarem, experimentarem e entenderem seu mundo.
6. Conceito de Conservação: uma característica fundamental na teoria de Piaget é a compreensão da conservação - o reconhecimento de que as propriedades de um objeto ou conjunto de objetos permanecem as mesmas mesmo quando sua aparência é alterada. Esse entendimento normalmente surge no Estágio Operacional Concreto.
7. Egocentrismo para Descentralização: nos primeiros estágios de desenvolvimento, as crianças são egocêntricas, o que significa que elas veem o mundo apenas de sua perspectiva. À medida que amadurecem, desenvolvem a capacidade de "descentrar" e levar em conta os pontos de vista de outras pessoas.
Importância de sua teoria
As ideias de Piaget estão presentes em diversos colégios do mundo todo. Suas teorias buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadãos criativos e críticos. De acordo com suas teorias, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar os educandos no caminho da aprendizagem autônoma.
Obras mais importantes de Piaget:
- A Linguagem e o Pensamento na Criança (1923)
- O Juízo e o Raciocínio na Criança (1924).
- A representação do mundo na criança (1926)
- A causalidade física na criança (1927)
- O julgamento moral na criança (1931)
- O desenvolvimento das quantidades físicas (1941)
- A gênese do número (1941)
- A noção de tempo na criança (1946)
- A geometria espontânea na criança (1948)
- A representação do espaço na criança (1948)
- A gênese das estruturas lógicas elementares (1959)
- Da lógica da criança à lógica do adolescente (1955)
Jean Piaget: uma das principais referências da pedagogia moderna. |
Exemplos de frases de Piaget
- "O principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram".
- "As estruturas operatórias da inteligência não são inatas".
Revisado por Jefferson Evandro M. Ramos (graduado em História pela Universidade de São Paulo).
Fonte de referência:
- PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 10ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1983. 280 p.
Vídeo indicado no YouTube:
- Pensadores na Educação: Jean Piaget (Canal Instituto Claro)