História da França

Resumo da história da França, principais períodos históricos, fatos e datas importantes, revoluções, guerras


Napoleão: um dos principais personagens da história francesa
Napoleão: um dos principais personagens da história francesa

 

Introdução

 

A França está localizada no extremo ocidental da Europa continental, e faz fronteira com o oeste do oceano Atlântico e do mar Mediterrâneo, no sul. Por muitos séculos, o território era apenas uma entidade geográfica designada pelo nome de Gália, tendo conhecido períodos de unidade política em grupos maiores (como o Império Romano e o Império Carolíngio). Como nação, só começou a existir mesmo no século XII.


Antiguidade


Há evidências da presença humana no território francês no Paleolítico Superior. Entre os séculos VI e III a.C., as colônias gregas se estabelecem ao sul, seguidos pelos povos celtas. Conquistada por Júlio César no século I a.C., a Gália sofreu a investida de bárbaros até o quinto século, quando o líder franco Clóvis se converteu ao cristianismo e unificou o reino dos francos. Ele foi grandemente ampliado por Pepino, o Breve, e seu filho Carlos Magno, tornando-se o imenso império carolíngio.



Idade Média e Renascimento


O Império Carolíngio entrará em colapso após a morte de Carlos Magno e de seus netos, que compartilhavam o reino. A monarquia torna-se hereditária com Hugo Capeto, e os capetos reinarão por mais de oitocentos anos, atingindo seu auge no século XIII. Os séculos XIV e XV serão um tempo de crise (Guerra dos Cem Anos, peste negra, insurreições). Francisco I e seu filho Henrique II fortalecem a unidade do reino e o poder real, mas o século XVI é perturbado pelas guerras religiosas. Posteriormente, Luís XIII e Luís XIV afirmam o poder da França por meio de conquistas territoriais.



A Revolução


As convulsões econômicas e sociais levarão Luís XVI a convocar os Estados Gerais em 1788, conduzindo a França à Revolução. Os privilégios são abolidos em 4 de agosto de 1789, a república fundada em 1792 e a França revolucionária adentra em vários anos de guerra e conflitos internos, que levarão à tomada do poder por parte de Napoleão Bonaparte em 1799.



O século XIX


Apesar de todas as conquistas, Napoleão vê seu reinado declinar rapidamente, sendo derrotado em Waterloo, em 1815. Seguiu-se então uma série de reformas e revoluções, como a reforma constitucional sob Luís XVIII e Carlos X, o movimento revolucionário sob Luís Filipe, a revolução de 1848, a Segunda República, o Segundo Império de Luís Napoleão Bonaparte, e a Terceira República, instituída após a derrota para a Alemanha em 1870.



O século XX


Durante a Terceira República ocorre a Primeira Guerra Mundial, que fará mais de 1,4 milhão de vítimas francesas e terminou em 1918 com a derrota da Alemanha e a assinatura do Tratado de Versalhes. A França procura se recuperar da guerra e é duramente atingida pela crise dos anos de 1930, que levará ao poder a frente popular em 1936.


A Alemanha, no entanto, declara guerra à França em setembro de 1939, que capitula em junho de 1940, levando ao poder o Regime de Vichy. O desembarque americano em 6 de junho de 1944 marcou o início de sua libertação, que ocorre efetivamente em 8 de maio de 1945. Depois, o general De Gaulle toma a direção da Quarta República e o país entra em um período de prosperidade econômica. Em 1958, diante de uma grave crise política relacionada à guerra argelina, uma nova constituição é adotada: tem início a Quinta República.


Em 1968, após a crise estudantil e social de maio, o general De Gaulle renuncia e cede o lugar a Georges Pompidou. Em 1974, Valéry Giscard D’Estaing torna-se presidente, e o país é atingido por uma grave crise econômica. Em 1981, o socialista François Mitterand é eleito e permanece no poder até 1995, quando Jacques Chirac assume o poder. Ele é substituído por Nicolas Sarkozy em 2007, que por sua vez é substituído por François Hollande em 2012. O presidente atual é Emmanuel Macron, que assumiu o governo em maio de 2017.

Queda da Bastilha (1789) no início da Revolução Francesa: um dos principais momentos da História da França.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Queda da Bastilha (1789) no início da Revolução Francesa: um dos principais momentos da História da França.





Fontes


http://www.francebalade.com/histo/

https://leseditionsdeschavonnes.com/2016/10/01/l-histoire-de-france-en-cent-lignes/

https://www.histoire-pour-tous.fr/histoire-de-france.html




Impressão Google+


História da França Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

História concisa da França (volumes I e II)

Autor: Goubert, Pierre

Editora: Europa-América

Ano: 1996

Temas do livro: História Geral


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.