Quem foi
Napoleão Bonaparte foi um general, estadista, político e imperador francês do final do século XVIII e começo do XIX. É considerado um dos principais personagens da história da França em função de sua atuação política após a Revolução Francesa e suas conquistas militares na formação do Império Frances.
Biografia resumida de Napoleão:
Este grande personagem da história nasceu na Córsega em 15 de agosto de 1769. Ainda muito jovem, com somente dez anos, seu pai o enviou para a França para estudar em uma escola militar.
Em 1785, forma-se na École Militaire e ingressa na artilharia francesa como segundo-tenente. Apesar de todos os desafios que encontrou por lá, sempre se manteve muito determinado. Seu empenho e determinação o fizeram tenente da artilharia do exército francês aos 19 anos.
A Revolução Francesa (de 1789 a 1799), foi a oportunidade perfeita para Bonaparte alcançar seu objetivo maior. Tornou-se general aos 27 anos, saindo-se vitorioso em várias batalhas na Itália e Áustria.
Sua estratégia era fazer com que seus soldados se considerassem invencíveis. No ano de 1798 ele seguiu em embarcação para o Egito, com o propósito de tirar os britânicos do percurso às Índias.
De 9 a 10 de novembro de 1799 (18 de Brumário), Napoleão derruba o governo francês, o Diretório, em um golpe e instala o Consulado, tendo ele mesmo como Primeiro Cônsul, tornando-o efetivamente o líder da França.
Ele foi muito bem quisto por seus soldados e por grande parte do povo francês. Seu poder foi absoluto após ter sido nomeado cônsul (funcionário de uma embaixada ou consulado).
No ano de 1804, Napoleão finalmente tornou-se imperador. Com total poder nas mãos, ele formulou uma nova forma de governo e também novas leis.
Visando atingir e derrotar os ingleses, Bonaparte ordenou um Bloqueio Continental que tinha por objetivo proibir o comércio com a Grã-Bretanha.
No ano de 1812, o general francês atacou à Rússia, porém, ao contrário de seus outros confrontos, este foi um completo fracasso. Após sair de Moscou, o povo alemão decidiu lutar para reconquistar sua liberdade.
Após ser derrotado, Napoleão foi obrigado a buscar exílio na ilha de Elba; contudo, fugiu desta região, em 1815, retornando à França com seu exército e iniciando seu governo de Cem Dias na França. Esse período é conhecido como o Segundo Reinado (20 de março de 1815 a 22 de junho de 1815).
Após ser derrotado novamente pelos ingleses na Batalha de Waterloo é enviado para o exílio na ilha de Santa Helena, local de seu falecimento em 5 de maio de 1821.
Napoleão Bonaparte: general, ditador revolucionário e imperador dos franceses. |
Exemplos de frases de Napoleão Bonaparte:
- "Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
- "O amor pela pátria é a primeira qualidade do homem civilizado."
- "Do sublime ao ridículo é apenas um passo."
- "Minha grandeza não consiste em não nunca ter caído, mas em levantar-se para sempre."
- " O único inimigo que temo é a natureza."
- " O momento mais perigoso chega com a vitória."
Napoleão atravessando os Alpes (1801–1802), obra de Jacques-Louis David. |
Curiosidades pessoais
1. Napoleão Bonaparte foi casado por duas vezes. Sua primeira esposa foi a rainha da Itália e imperatriz da Franças Josefina de Beauharnais. Com ela, Napoleão não teve filhos. A segunda esposa foi a arquiduquesa Maria Luísa de Áustria, com quem Napoleão teve um filho chamado Napoleão Francisco Carlos José Bonaparte (Napoleão II). Este foi um príncipe imperial da Casa de Bonaparte e recebeu o título de Rei de Roma.
2. O pai de Napoleão se chamava Carlo Maria Bonaparte (1746–1785) e foi um diplomata e advogado. Já sua mãe se chamava Maria Letizia Bonapart (1750–1836).
3. Na juventude, Napoleão foi um grande admirador de dois importantes personagens históricos: Alexandre, o Grande (rei da Macedônia na Antiguidade) e Júlio César (político e general romano da Antiguidade).
Retrato de Napoleão II (1811–1832), filho e único herdeiro do imperador Napoleão Bonaparte. |
QUIZ
Napoleão participou de qual evento histórico?
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
- BLAKELEY, Phyllis. Napoleão Bonaparte. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.
Vídeo indicado no YouTube:
- Napoleão Bonaparte: Os Grandes da História - Canal Impérios AD