Cultura Chinesa

A Cultura Chinesa remonta a Antiguidade e é marcada por várias tradições e estilos estéticos.


Exemplo de pintura chinesa
Exemplo de pintura chinesa

 

Introdução 



Com um território de grande extensão, um passado historicamente rico e uma população de 1,4 bilhão de habitantes, a China possui uma importante diversidade cultural. Por ser um país que apresenta um grande crescimento da economia, na atualidade, a China atrai olhares de pessoas do mundo todo, que buscam informações sobre seus aspectos culturais. Na atualidade, este país mescla a cultura tradicional com a modernidade.


Principais aspectos e características da cultura chinesa:

 


1. Escrita e idiomas



A escrita chinesa é baseada em ideogramas (desenhos), sendo que eles representam ideias, objetos, sentimentos, etc. O mandarim é o dialeto mais falado na China, porém, existem outros como, por exemplo, wu, cantonês, dialetos min, jin, xiang, kejia, gan, entre outros.



2. Religião



Na China existe uma grande diversidade religiosa. As principais religiões são: Confucionismo e Taoismo (consideradas também como filosofias de vida), Budismo, Islamismo e Cristianismo.



3. Culinária



Os chineses utilizam muitos ingredientes, molhos (shoyu é o mais conhecido) e temperos em sua culinária. Arroz, peixe, carnes vermelhas, broto de bambu e legumes são utilizados em diversos pratos. Uma espécie de biscoito, fino e crocante, o rolinho primavera, é um dos alimentos chineses mais conhecidos no Ocidente. Um alimento consumido na China, e considerado exótico no Ocidente, é a carne de cachorro. Outros alimentos consumidos pelos chineses, e não muito comuns no ocidente, são: carne de cobra, escorpião, besouros e cavalo-marinho.

 

4. Arte



A arte chinesa é marcada bela beleza dos vasos em cerâmica pintados, artesanalmente, com motivos culturais da China. A arte em seda também é outro aspecto importante. Os pintores chineses destacam, em suas telas, as belezas naturais da China (paisagens, animais) e aspectos mitológicos.

vaso de cerâmica chinês azul e branco

Vaso de cerâmica chinês

 


5. Música



A música chinesa é tocada com a utilização de vários instrumentos, sendo que os mais importantes são: flauta, instrumentos de corda, gongos, tímpanos e pratos.




6. Invenções



Os chineses contribuíram muito para o desenvolvimento do conhecimento no mundo todo. As principais invenções chinesas são: papel, pólvora, leme de navegação, estribo, bússola (instrumento que possui uma agulha magnética móvel usada para orientação), etc.



7. Calendário

 

O calendário chinês tem como base o ciclo solar (movimento do Sol) e lunar (movimento da Lua ao redor da Terra), portanto é considerado um calendário misto, também conhecido como lunissolar.



8. Tecnologia e cultura

 

A tecnologia avançada transformou significativamente a vida cotidiana das pessoas na China, trazendo mudanças profundas em diversos aspectos, desde a comunicação até o comércio. Aplicativos de mídia social redefiniram a comunicação interpessoal, fomentando uma cultura de comunidade online que influencia entretenimento, disseminação de notícias e até escolhas de estilo de vida.


Gigantes do comércio eletrônico revolucionaram os hábitos de compra, possibilitando acesso a uma vasta gama de produtos com conveniência sem precedentes. Além disso, o investimento da China em IA, 5G e tecnologias de cidades inteligentes está aprimorando progressivamente a vida urbana, melhorando serviços públicos e contribuindo para uma sociedade mais conectada e eficiente. Essa evolução impulsionada pela tecnologia reflete uma China rapidamente modernizadora, onde soluções digitais são integradas de forma contínua na vida cotidiana.



9. Vestimentas

 

As vestimentas mais tradicionais da cultura chinesa são o hanfu (da etnia han) e o qipao (conhecido no Ocidente como cheongsam).

 

Pintura mostrando um homem chinês com uma roupa azul e uma mulher chinesa com uma roupa branca com laços coloridos

Hanfu: roupa tradicional da etnia han na China. Até os dias de hoje são usadas em eventos e festas tradicionais.

 

 

Pintura da China Antiga da Dinastia Qing

Imperador Kangxi. Pintura da China Antiga da Dinastia Qing (autor desconhecido).



 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada


Vídeo indicado no YouTube:

A história da China Antiga | Cultura Chinesa - Centro Dao de Cultura Oriental


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.