Taiga

A taiga é um bioma caracterizado pela presença de vegetação formada por coníferas.


Taiga: também conhecida como floresta de coníferas
Taiga: também conhecida como floresta de coníferas

 

Definição (o que é) e localização

 

Taiga é um bioma caracterizado pela presença de vegetação com presença de coníferas (pinheiros e abetos). A taiga está presente nas regiões norte da Rússia, norte da Europa e Canadá.

 

Na América do Norte, a taiga é delimitada ao Norte pela Tundra (localizada no Canadá e Alasca) e ao Sul por Pradarias e Florestas Temperadas (localizadas nos EUA).


Principais características do clima

 

O clima nas regiões de taiga é frio, com ventos fortes e gelados durante grande parte do ano. Nestas regiões há precipitação de neve durante o inverno.

 

1. Flora da taiga

 

A flora da taiga não é muito diversificada, pois o frio e a neve impedem o desenvolvimento de muitas espécies vegetais. Sobrevivem aquelas que estão adaptadas ao clima frio. Os pinheiros, por exemplo, conseguem se desenvolver, pois, possuem uma camada cerosa sobre as folhas, protegendo-as das baixas temperaturas e da neve. A vegetação rasteira que se desenvolve na taiga são os fungos e líquens.

 

2. Fauna: principais espécies animais

 

A fauna típica das regiões de taiga é composta pelas seguintes espécies de animais: alces, lobos, ursos, linces, raposas, arminhos, lebres, coelhos, esquilos, entre outros.

 

Mapa Mundi mostrando a localização geográfica da Taiga

Localização geográfica da Taiga

 

 

Exploração econômica em regiões de taiga

 

A exploração econômica em regiões de taiga ocorre principalmente por meio de atividades intensivas de extração de recursos naturais, que incluem o desmatamento, mineração e desenvolvimento de petróleo e gás. Aqui estão algumas maneiras principais de como isso acontece:

Desmatamento: operações extensivas de desmatamento, para retirada de madeira e sua comercialização, podem levar ao desflorestamento, perturbando ecossistemas e biodiversidade. Este tipo de exploração é negativo, pois pode causar erosão do solo e impactar a qualidade da água devido à remoção da vegetação que estabiliza o solo e filtra a água.


Mineração: as regiões de taiga são frequentemente ricas em minerais e minérios, levando a operações de mineração em grande escala. Essas operações podem causar degradação ambiental significativa, incluindo destruição de habitats, poluição da água por rejeitos e outros resíduos, e poluição do ar por poeira e emissões.


Desenvolvimento de petróleo e gás: a extração de petróleo e gás natural é prevalente em algumas regiões de taiga, como partes da Sibéria e do Canadá. Essa exploração pode levar a distúrbios no terreno, contaminação da água e contribui para os impactos das mudanças climáticas, que são especialmente significativos nesses ecossistemas nortenhos sensíveis.


Desenvolvimento de infraestrutura: a construção de estradas, oleodutos e outras infraestruturas para apoiar a extração de recursos pode fragmentar habitats e interromper os padrões de migração da vida selvagem.

 

Você sabia?

 

Uma das regiões mais frias do mundo, com presença de habitantes, é a Sibéria (norte da Rússia). Grande parte desta região é coberta pela taiga siberiana.

 

Foto mostrando as coníferas na vegetação da taiga

Vegetação da Taiga: presença de coníferas.

 


Você sabia?

 

A Taiga também é conhecida pelo nome de Floreta Boreal (que pertence ao hemisfério norte, próximo ao Ártico).

 

 

 



Atualizado em 28/04/2024

Por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Fontes de referência do texto:

 

- VESENTINI, José William. Sociedade e Espaço. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2006. 

 

- ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de. Fronteiras da Globalização. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2004. 


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.