O que é (definição)
Savana é um tipo de vegetação típica de regiões de clima tropical com estação seca bem definida.
Principais características da savana:
• As savanas são formadas por gramíneas, com presença espalhada de árvores de pequeno porte e arbustos. Existem também árvores de porte médio, porém em pouca quantidade e bem espalhadas.
• O solo nas savanas é tipicamente pobre em nutrientes devido à rápida drenagem da água. No entanto, ainda é capaz de suportar uma quantidade significativa de vida vegetal.
• As árvores nas savanas são frequentemente adaptadas a condições secas, com raízes profundas para acessar a água durante as estações secas, casca grossa para resistir a incêndios e folhas pequenas e cerosas para reduzir a perda de água. Espécies de árvores comuns incluem as acácias e baobás.
• As savanas costumam sofrer incêndios regulares, que podem ser causados por raios ou por seres humanos. Esses incêndios ajudam a manter as pastagens, impedindo a propagação da cobertura arbórea.
Onde é encontrada (localização geográfica)
Podemos encontrar a savana no leste da África (savana tropical), América do Sul (o cerrado brasileiro é uma espécie de savana) e também na Austrália (Outback).
Fauna da savana e suas características
A fauna das savanas é muito rica em espécies. Na savana africana, por exemplo, as principais espécies de animais encontradas são: leão, elefante, leopardo, búfalo, rinoceronte, antílope e zebra. Há também uma grande presença de insetos e animais de pequeno porte.
Elefante africano e Zebra: duas espécies animais típicas da savana africana. |
Flora da savana e suas características
Geralmente as árvores e arbustos das savanas são de pequeno e médio porte. Suas folhas são de tamanho reduzido e a presença de espinhos é muito comum.
Podemos destacar como principais tipos e espécies vegetais da savana africana: gramíneas, cactos, acácia, baobá, palmeira e maruleira.
Vegetação da savana: presença de gramíneas, arbustos e árvores bem separadas umas das outras. |
Você sabia?
- Como as savanas ficam em regiões com longos períodos secos (sem chuvas), são comuns os incêndios nesta época.
- As savanas cobrem aproximadamente 20% da área terrestre da Terra.
Por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)
Fontes de referência do texto:
- MOREIRA, João Carlo e SENE, Eustáquio de. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Editora Scipione, 2019.
- MORAES, Paulo Roberto. Geografia Geral e do Brasil – Volume Único. São Paulo: Editora Harbra, 2016.
Vídeo indicado no YouTube: