Definição (o que é) e etimologia
Oligopólio é um termo utilizado em economia que deriva do grego, onde oligo significa poucos e polens significa comércio. Este termo é usado quando um grupo de empresas domina grande parte do comércio de um determinado produto ou serviço.
Oligopólio e consumidores
Para os consumidores a formação de oligopólios não é boa, pois dificulta a entrada de outras empresas no setor dominado. Desta forma, a concorrência diminui e os preços podem ficar altos, pois as empresas oligopolistas podem estabelecer os preços que quiserem.
Combate à prática
Os países que seguem uma economia baseada na livre concorrência empresarial, tomam medidas que dificultam a formação de oligopólios na economia.
E o monopólio?
Quando apenas uma empresa tem exclusividade de exploração ou domina a produção de um determinado produto, dá-se o nome de monopólio.
|
Oligopólio pode causar distorções nos preços de produtos e serviços, provocar falência de empresas e aumento de preços prejudicando o consumidor. Por isso ele é ilegal e deve ser combatido. |
Você sabia?
No Brasil, existe um órgão federal responsável pela fiscalização e atuação para impossibilitar a formação de oligopólios. Este órgão é o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Última atualização: 02/03/2022
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Oligopólio e processo técnico no pensamento de Joan Robinson
Autor: Heller, Claudia
Editora: Hucitec
Fontes de referência do texto:
- SANDRONI, Paulo. Dicionário de Economia do século XXI. São Paulo: Editora Record, 2016.
- SANDRONI, Paulo. Traduzindo o Economês. São Paulo: Editora Best Seller, 2000.