Oligopólio

O oligopólio ocorre quando um pequeno grupo de empresas controla a grande parte do mercado de um produto ou serviço.


Oligopólio: domínio comercial de um pequeno grupo de empresas
Oligopólio: domínio comercial de um pequeno grupo de empresas

 

Definição (o que é) e etimologia

 

Oligopólio é um termo utilizado em economia que deriva do grego, onde oligo significa poucos e polens significa comércio. Este termo é usado quando um grupo de empresas domina grande parte do comércio de um determinado produto ou serviço. 

 

Oligopólio e consumidores 

 

Para os consumidores a formação de oligopólios não é boa, pois dificulta a entrada de outras empresas no setor dominado. Desta forma, a concorrência diminui e os preços podem ficar altos, pois as empresas oligopolistas podem estabelecer os preços que quiserem.



Combate à prática 

 

Os países que seguem uma economia baseada na livre concorrência empresarial, tomam medidas que dificultam a formação de oligopólios na economia.

 

 

Um exemplo de oligopólio

 

Um exemplo prático de oligopólio é a indústria de companhias aéreas nos Estados Unidos. Nessa indústria, algumas grandes companhias aéreas, como Delta, American Airlines, Southwest e United, dominam o mercado. Essas companhias controlam coletivamente a maior parte do mercado de viagens aéreas, tornando a indústria altamente concentrada.


Em um oligopólio, as empresas muitas vezes se engajam em competições que não envolvem preços para conquistar clientes. Por exemplo, as companhias aéreas competem por meio de programas de milhagem, serviços de bordo e opções flexíveis de horários de voos, em vez de alterar significativamente os preços dos bilhetes. Elas também observam de perto as ações umas das outras; se uma companhia aérea introduz um novo serviço ou estrutura de preços, outras podem rapidamente seguir o exemplo para permanecerem competitivas.


Além disso, as barreiras à entrada na indústria de companhias aéreas, como o alto custo de compra de aeronaves e a obtenção de slots em aeroportos, aprovações regulatórias e lealdade à marca estabelecida, ajudam a manter a natureza oligopolista do mercado. Esses fatores impedem que novos concorrentes entrem facilmente no mercado e perturbem o equilíbrio de poder existente entre os poucos players dominantes.



E o monopólio?

 

Quando apenas uma empresa tem exclusividade de exploração ou domina a produção de um determinado produto, dá-se o nome de monopólio.

 

Três bonecos representando três empresários e o oligopólio

Oligopólio pode causar distorções nos preços de produtos e serviços, provocar falência de empresas e aumento de preços prejudicando o consumidor. Por isso ele é ilegal e deve ser combatido.



Você sabia?

 

No Brasil, existe um órgão federal responsável pela fiscalização e atuação para impossibilitar a formação de oligopólios. Este órgão é o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).





Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:


Fontes de referência do texto:

 

- SANDRONI, Paulo. Dicionário de Economia do século XXI. São Paulo: Editora Record, 2016.


- SANDRONI, Paulo. Traduzindo o Economês. São Paulo: Editora Best Seller, 2000.

 

 

Vídeo indicado no YouTube:

- O QUE É OLIGOPÓLIO? - Canal Suno

 


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.