Definição (o que é)
Monarquia é um sistema de governo onde o monarca (rei) governa um país como chefe de Estado.
Vale ressaltar que, atualmente, existem as monarquias parlamentaristas e presidencialistas onde o rei não possui poder político de fato.
Principais características da monarquia:
• A transmissão de poder ocorre de forma hereditária (de pai para filho), portanto não há eleições para a escolha de um monarca
• O rei governa de forma vitalícia, ou seja, até morrer ou abdicar.
• Em monarquias constitucionais, os poderes do monarca são limitados por uma constituição e normalmente desempenham um papel cerimonial com a governança real deixada para o parlamento ou funcionários eleitos. Países como Reino Unido, Japão e Suécia são exemplos de monarquias constitucionais.
• Dependendo do tipo de monarquia, o monarca pode estar envolvido em assuntos importantes de estado. Isso pode incluir responsabilidades nos ramos executivo, legislativo ou judiciário do governo. Em alguns casos, eles também podem ter papéis em questões religiosas.
• As monarquias são frequentemente caracterizadas por ricas tradições e rituais, que podem incluir coroações, casamentos reais e outras cerimônias.
• Os monarcas geralmente desempenham um papel fundamental na diplomacia, pois representam sua nação em visitas a líderes estrangeiros ou recebem dignitários estrangeiros.
Importante: essas características podem variar muito de uma monarquia para outra, dependendo de vários fatores, incluindo a constituição do país, a evolução histórica e o contexto cultural.
História do Regime Monárquico
A monarquia foi muito comum nos países da Europa durante a Idade Média e Moderna. Neste último caso, os monarcas governavam sem limites de poder. Este sistema ficou conhecido como absolutismo. Com a Revolução Francesa (1789), este sistema de governo entrou em decadência, sendo substituído pela República, em grande parte dos países.
Monarquia na atualidade
Atualmente, poucos países utilizam este sistema de governo e, os que usam, deixam poucos poderes nas mãos do rei. Neste sentido, podemos citar as Monarquias Constitucionais do Reino Unido, Austrália, Noruega, Suécia, Canadá, Japão e Dinamarca. Nestes países, o monarca funciona como uma figura decorativa e tradicional, pois não tem poderes políticos.
A Monarquia no Brasil
O Brasil já teve monarquia entre os anos de 1822 e 1889, com os reinados de D. Pedro I e D. Pedro II.
Exemplos de monarcas da atualidade:
- Felipe VI (rei da Espanha)
- Rei Charles III (rei do Reino Unido)
- Naruhito (imperador do Japão)
- Margarida II (rainha da Dinamarca)
- Carlos XVI Gustavo da Suécia (rei da Suécia)
- Filipe (rei da Bélgica)
- Maha Vajiralongkorn (rei da Tailândia)
Você sabia?
- Nos países de regime monárquico, os reis são chamados "majestade", enquanto os príncipes são chamados de "alteza".
- A palavra monarquia deriva do grego monarkhia que significa "governo de monarca".
- Os adeptos ou defensores do sistema monárquico são denominados monarquistas.
Dom Pedro II: foi o segundo e último monarca brasileiro. |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Fonte de referência do texto:
PILETTI, Nelson. História e Vida Integrada. São Paulo: Editora Ática, 1998.
Vídeo indicado no YouTube:
Monarquia e República: diferenças - Canal Politize!