Definição e surgimento da teoria
Heliocentrismo é uma teoria astronômica que demonstra cientificamente que o Sol é o centro do Sistema Solar. Foi o astrônomo grego Aristarco de Samos que apresentou pela primeira vez, no século III a.C., esta teoria.
Criadores: Copérnico e Galileu
Porém, foi o astrônomo Nicolau Copérnico (no século XVI) e, posteriormente, Galileu Galilei (no século XVII) que desenvolveram e deram sustentação científica para a teoria heliocêntrica. Este último astrônomo conseguiu provar a teoria graças as observações realizadas com o uso do telescópio (instrumento ótico de lentes para fazer observações astronômicas de longas distâncias).
Heliocentrismo e o Geocentrismo
Na época do Renascimento Cultural e Científico (séculos XVI e XVII), a Igreja Católica ainda controlava a produção cultural e científica, e defendia a teoria do Geocentrismo (Terra como centro do Universo). Por defender o heliocentrismo, Galileu Galilei foi condenado pelo Santo Ofício (instituição da Igreja Católica que analisava e punia quem cometia heresias). Prestes a ser queimado na fogueira da Inquisição, Galileu negou o heliocentrismo diante do tribunal, com o objetivo de se livrar da morte. Porém, continuou pesquisando e acreditando no heliocentrismo.
|
Nicolau Copérnico: o principal desenvolvedor do modelo astronômico heliocêntrico. |
Última atualização em 02/03/2022
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Do Novo Mundo ao Universo Heliocêntrico
Autor: Soares, Luiz Carlos
Editora: Hucitec
Fonte de referência do texto:
- PILETTI, Nelson. História e Vida Integrada. São Paulo: Editora Ática, 1998.