Nicolau Copérnico: biografia resumida

Copérnico foi um importante astrônomo e matemático do século XVI. Foi ele quem desenvolveu o Heliocentrismo.


Retrato do astrônomo polonês Nicolau Copérnico
Retrato do astrônomo polonês Nicolau Copérnico

 

Quem foi

 

Nicolau Copérnico (Niklas Koppernigk) foi um polímata do Renascimento, matemático, astrônomo e cônego católico que formulou a teoria heliocêntrica, sugerindo que o Sol está em repouso perto do centro do Universo, com a Terra girando em torno dele anualmente.

 

Nicolau Copérnico é considerado o fundador da Astronomia moderna e um dos principais representantes do Renascimento Científico do século XVI.



Biografia resumida de Copérnico


Copérnico nasceu na cidade de Torun (Polônia), em 19 de fevereiro de 1473.

 

Entre 1483 e 1485, após a morte de seu pai, seu tio Lucas Watzenrode o acolheu sob sua proteção.

 

Em 1491, foi estudar na Universidade de Cracóvia (Polônia). Estudou artes liberais, incluindo astronomia e astrologia e, posteriormente, foi para a Universidade de Bolonha, na Itália.

 

Em 1497, foi estudar Direito Canônico na Itália. Neste mesmo ano, Copérnico registrou a sua primeira observação astronômica (a ocultação de uma estrela).

 

Fez uma viagem para a cidade de Roma em 1499. Um ano depois, retornou à Polônia e iniciou suas pesquisas astronômicas.

 

Entre 1503 e 1510, foi secretário e médico do seu tio.

 

Foi eleito cônego em Frauenburgo (cidade polonesa) em 1504.

 

Em 1514, escreveu o esboço do que viria a ser o seu maior trabalho astronômico: a Teoria Heliocêntrica.

 

Em 1543, ano de sua morte, foi publicado Das revoluções das esferas celestes, uma de suas obras mais importante. Neste livro, Copérnico explica os movimentos dos astros, a posição do Sol no centro do Universo, os movimentos da Terra e a posição dos planetas solares em relação ao Sol.

 

Copérnico faleceu em 24 de maio 1543, aos 70 anos, após uma vida de grandes descobertas e de grande contribuição para a Astronomia. 

 

 

A teoria Heliocêntrica de Copérnico

 

Antes de sua teoria, os homens consideravam como verdadeira a tese de um cientista grego chamado Ptolomeu, que defendia a explicação de que a Terra era o centro do universo.

 

Contrário a teoria, Copérnico não se convenceu da ideia de que o Sol e todos os demais planetas giravam em torno da Terra. Por esta razão, defendeu a tese de todos os planetas, inclusive a Terra, giravam em torno do Sol (Heliocentrismo).

 

Assim como Copérnico, outros estudiosos não se convenceram da teoria de Ptolomeu; contudo, foi o fundador da Astronomia moderna o pioneiro na defesa bem fundamentada destes argumentos. Entretanto, somente após o surgimento de Galileu Galilei é que essa verdade, com auxílio de telescópio, pôde ser provada.  

 

Ainda segundo as explicações de Copérnico, a Terra girava sobre si mesma, e as estrelas ficavam a muitas distâncias de nós. Todas as suas explanações foram publicadas em seu livro: Os Movimentos dos Corpos Celestes.

 

Astrônomo Copérnico conversando com Deus

Astrônomo Copérnico conversando com Deus (1872): obra de arte do pintor polonês Jan Alojzy Matejko.

 

 

Curiosidades históricas:

 

- Em 9 de março de 1497, Copérnico registrou sua primeira observação astronômica. O evento observado foi uma ocultação da estrela Aldebarã.

 

- Martinho Lutero, um dos principais nomes da Reforma Protestante, chamou Copérnico de louco ao saber da Teoria Heliocêntrica.

 

- A religião de Copérnico era o Catolicismo.

 

- De acordo com pesquisadores da vida de Copérnico, a causa da morte do grande astrônomo foi acidente vascular cerebral.

 

Representação do Universo Heliocêntrico de Copérnico

Representação do Universo Heliocêntrico de acordo com Copérnico.

 

 

Legado de Copérnico

 

Copérnico deixou um legado duradouro que reformulou a compreensão da humanidade sobre o cosmos. Sua teoria heliocêntrica inovadora, que propôs o Sol como centro do sistema solar com a Terra e outros planetas orbitando ao seu redor, desafiou a visão geocêntrica predominante e estabeleceu as bases para a astronomia moderna. O trabalho de dele não apenas revolucionou o pensamento científico, mas também desencadeou uma mudança de paradigma na forma como percebemos nosso lugar no universo, abrindo caminho para novas descobertas e avanços astronômicos.


Além de suas contribuições científicas, o legado de Copérnico perdura por meio do impacto que teve em gerações subsequentes de astrônomos e pensadores. Sua coragem em desafiar crenças estabelecidas e sua dedicação à observação empírica estabeleceram um precedente para a investigação científica que continua a inspirar estudiosos até hoje. Honrado com várias homenagens e comemorações, incluindo características celestiais nomeadas em sua homenagem, Copérnico permanece como um símbolo de curiosidade intelectual, inovação e busca pelo conhecimento que transcende fronteiras e enriquece nossa compreensão coletiva do universo.

 

 

Você sabia?

 

Copérnico foi influenciado por grandes nomes das Ciências como, por exemplo, Aristóteles (filósofo grego), Averróis (polímata espanhol), Euclides de Alexandria (matemático grego) e Regiomontanus (matemático e astrônomo alemão do século XV).

 

 


 

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

REPCHECK, Jack. O segredo de Copérnico. São Paulo: Record, 2007.

 

 

Vídeo indicado no YouTube:

Nicolau Copérnico Gênios da Ciência - Canal Ciência Mais


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.