Commodities

Commodities são produtos de importância econômica que são comercializados internacionalmente.


Petróleo, minério de ferro e soja: exemplos de commodities exportadas pelo Brasil
Petróleo, minério de ferro e soja: exemplos de commodities exportadas pelo Brasil

 

Definição (o que são)

 

Commodities (significa mercadoria em inglês) podem ser definidas como mercadorias, principalmente minérios e gêneros agrícolas, que são produzidas em larga escala e comercializadas em nível mundial. As commodities são negociadas em bolsas mercadorias, portanto seus preços são definidos em nível global, pelo mercado internacional, segundo a oferta e procura (demanda). O preço delas é estabelecido em dólares dos EUA (US$).


Produção e principais características

 

As commodities são produzidas por diferentes produtores (mineradoras, empresas agrícolas, bancos) e possuem características uniformes. Geralmente, são produtos que podem ser estocados por um determinado período de tempo sem que haja perda de qualidade. As commodities também se caracterizam por não ter passado por processo industrial, ou seja, são geralmente matérias-primas.

 

Tipos de commodities e exemplos:

 

Commodities agrícolas: soja em grãos, suco de laranja congelado, trigo, algodão, borracha, café em grão, milho, óleo de soja, cacau, arroz, tabaco, açúcar em bruto, chá, etc.

 

Commodities minerais e metálicas: minério de ferro, alumínio, petróleo em bruto, ouro, níquel, prata, platina, paládio, chumbo, cobre, gás natural, etc.

 

Commodities financeiras: moedas negociadas em vários mercados, títulos públicos de governos federais, criptomoedas (Bitcoin e Ethereum, por exemplo), etc.

 

Commodities ambientais: créditos de carbono e água.

 

Commodities pecuárias: boi gordo, porco magro.

 

 

Importância das commodities para o mercado econômico internacional

 

As commodities desempenham um papel crucial no mercado econômico internacional, pois são fundamentais para o funcionamento da vida cotidiana e dos processos industriais em todo o mundo.


Atuando como blocos de construção para tudo, desde alimentos e energia até materiais de construção e bens de consumo, commodities como petróleo, gás natural, metais e produtos agrícolas estão profundamente entrelaçadas com a saúde econômica global. Seus preços podem influenciar significativamente a inflação e a estabilidade econômica, como visto na flutuação dos preços do petróleo, impactando os custos de transporte e manufatura. Além disso, as commodities são impulsionadoras chave das relações comerciais e dinâmicas geopolíticas, com nações ricas em recursos naturais frequentemente exercendo poder econômico e político significativo. Essa interação torna o mercado de commodities uma área de foco crucial para investidores, governos e indústrias, refletindo tendências econômicas mais amplas e moldando políticas e estratégias econômicas internacionais.

 

 

As commodities brasileiras

 

O Brasil é um grande produtor e exportador de commodities. As principais commodities produzidas e exportadas por nosso país são: petróleo, café, suco de laranja, minério de ferro, soja e alumínio. Se por um lado o país se beneficia do comércio destas mercadorias, por outro o torna dependente dos preços estabelecidos internacionalmente. Quando há alta demanda internacional, os preços sobem e as empresas produtoras lucram muito. Porém, num quadro de recessão mundial, as commodities se desvalorizam, prejudicando os lucros das empresas e o valor de suas ações negociadas em bolsa de valores.

 

Extração de minério de ferro em Minas Gerais

Minério de Ferro: uma das commodities mais exportadas pelo Brasil.

 

 

Foto mostrando várias barras de ouro

Ouro: uma das commodities mais valiosas e mais negociadas no mercado financeiro.

 

 





Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

O jogo de commodities

Autor: Teweles, Richard

Editora: Aduaneiras

 

Fonte de referência do texto:

 

SANDRONI, Paulo. Dicionário de Economia do século XXI. São Paulo: Editora Record, 2016


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.