Definição (o que é)
Também conhecido como sindicalismo revolucionário, o anarcossindicalismo é um movimento social de caráter anarquista, que se desenvolveu, principalmente, no começo do século XX.
História, atuação e principais características
O anarcossindicalismo atribuiu aos movimentos sindicais, do período, um papel importante na luta pela emancipação da classe trabalhadora. Possuía um caráter apolítico e defendia a negociação direta entre trabalhadores e empresários.
Os anarcossindicalistas usavam também o instrumento da greve como mecanismo de pressionar os proprietários a atenderem suas reivindicações.
No início do século XX, no Brasil, com o aumento da imigração europeia, muitos anarcossindicalistas italianos vieram viver em nosso país. Eles exerceram um papel fundamental na organização do movimento operário brasileiro e atuaram nas greves da década de 1910.
|
Congresso de trabalhadores anarcossindicalistas espanhóis em 1903. |
Você sabia?
- Um dos principais teóricos anarquistas, que teve grande importância na formação da base ideológica do anarcossindicalismo brasileiro, foi o russo Mikhail Bakunin.
- A Greve Geral de 1917, no Brasil, foi organizada por lideranças anarquistas, principalmente de origem italiana.
|
Mikhail Bakunin (1814-1876): filósofo, sociólogo e teórico político russo. Foi um dos principais fundadores e defensores do anarcossindicalismo. |
Última atualização: 03/03/2022
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Fonte de referência do texto:
- KUPPER, Agnaldo. 360° Sociologia - Diálogos Compartilhados. São Paulo: Editora FTD, 2015.
- TOMAZI, Nelson Dacio e ROSSI, Marco Antonio. Sociologia para o Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2017.