INFORMAÇÕES E DADOS IMPORTANTES:
- O sapo é um animal anfíbio (animais vertebrados que possuem uma fase de vida terrestre e outra aquática).
- Existem quase 5 mil espécies de sapos na natureza.
- Com relação ao habitat, podemos dizer que a maior parte das espécies vive próximas aos rios e lagos, pois a fêmea necessita de água para pôr os ovos. Os girinos (filhotes) também necessitam da água para sobreviverem.
- Algumas espécies possuem glândulas na cabeça, onde produzem um veneno tóxico para espantar ou até mesmo matar outros animais que ofereçam algum tipo de perigo.
- Apesar de possuir poucos predadores na natureza, os principais são as cobras e aves de grande porte.
- A principal fonte de alimento dos sapos são os insetos. Capturam os insetos utilizando suas grandes línguas.
- A pele do sapo é mais rugosa e seca do que a da rã (outra espécie de anfíbio anuro).
- Espécies mais conhecidas: sapo-cururu, sapo-boi, sapo-ferreiro (também conhecido como sapo-martelo), sapo-verde-europeu, sapo-comum, sapo-corredor e sapo-dourado.
Sapo-martelo (Boana faber): espécie também conhecida como sapo-ferreiro e presente no território brasileiro. |
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SAPO:
Peso: 400 gramas (macho) e 1,5 quilo (fêmea).
Comprimento: macho (12 cm aproximadamente) e fêmea (25 cm aproximadamente).
Reprodução: a fêmea põe 30 mil ovos por ano, aproximadamente.
Girino: a larva dos anfíbios anuros. |
CICLO DE REPRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOS SAPOS
Os sapos têm um processo reprodutivo distinto que tipicamente inclui estas etapas:
1. Cortejo para o acasalamento: os machos atraem as fêmeas através de chamados específicos para acasalamento, que variam entre as espécies. Este é o primeiro passo em seu ciclo reprodutivo.
2. Amplexo: uma vez que uma fêmea escolhe um macho, eles entram em uma posição chamada amplexo. Aqui, o macho segura a fêmea por trás em preparação para a desova.
3. Postura de ovos (desova): A fêmea libera os ovos, geralmente na água. Esses ovos são normalmente colocados em aglomerados ou cordões, dependendo da espécie.
4. Fertilização: simultaneamente, o macho libera esperma sobre os ovos para fertilizá-los. Esta fertilização externa é típica na maioria das espécies de sapos.
5. Desenvolvimento dos ovos: os ovos fertilizados, agora conhecidos como zigotos, se desenvolvem em girinos. Esta etapa é marcada por um crescimento significativo e diferenciação celular.
6. Estágio de girino: Após a eclosão, as larvas são conhecidas como girinos. Eles são aquáticos e possuem brânquias, cauda e uma boca para pastagem.
7. Metamorfose: os girinos passam por um processo de transformação onde desenvolvem pernas, pulmões e outras características adultas. Durante esta etapa, a cauda é absorvida, e os hábitos alimentares mudam.
8. Estágio juvenil: após a metamorfose, se assemelham aos adultos, mas são menores. Elas continuam a crescer e amadurecer nesta etapa.
9. Estágio adulto: uma vez totalmente maduros, os sapos atingem a maturidade sexual e são capazes de se reproduzir, completando assim o ciclo.
* Este processo reprodutivo é influenciado por fatores ambientais como temperatura e umidade, e varia ligeiramente entre diferentes espécies de rãs.
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Amphibia
Ordem: Anura
Família: Bufonidae
CURIOSIDADES:
- Muitas pessoas acreditam que o feminino de sapo é rã. Porém, isso é incorreto, pois o feminino de sapo é sapa.
- O coletivo de sapo é saparia.
- As espécies de sapos mais encontradas no Brasil são: sapo-cururu (Rhinella marina), sapo-barriga-verde (Scinax nasicus), sapo-de-coroa-amarela (Hypsiboas raniceps), sapo-preto-e-amarelo (Dendropsophus leucophyllatus) e Sapo-verde-e-amarelo (Dendropsophus minutus).
- O som emitido pelos sapos (vozes) é denominado coaxar ou grasnar.
Sapo-dourado (Incilius periglenes): espécie encontrada na América Central. |
Sapo na piscina |
Fonte de pesquisa:
- BURNIE, David. Dicionário Temático de Biologia. São Paulo: Editora Scipione, 1997.
Vídeo indicado no YouTube:
SAPOS, PERERECAS E RÃS - QUEM É QUEM??? - ANIMAL TV