Onde são encontrados
O cachorro-vinagre (Speothos venaticus), também chamado de cachorro-do-mato, foi referido em 1842 pela primeira vez. Seus fósseis foram encontrados numa caverna aqui no Brasil e foram posteriormente descobertos os animais vivos que estão atualmente ameaçados de extinção.
São os únicos canídeos do continente sul-americano que vivem em formação de matilhas.
Estão distribuídos em vários países da América do Sul como: Colômbia, Panamá, Guianas, Equador, Venezuela, Bolívia, Peru, Paraguai, Brasil e Argentina.
Características físicas e hábitos de vida
O cachorro-vinagre é um canídeo de porte pequeno como a capivara, paca ou cutia, com aproximadamente sessenta centímetro de comprimento, trinta centímetros de altura e pesam de cinco a sete quilos. A expectativa de vida é de dez anos.
Sua pelagem é de cor avermelhada, sua cabeça tem um formato “quadrado”, patas curtas e orelhas pequenas.
São semiaquáticos, conseguem nadar e mergulhar. Suas patas possuem os dedos ligados por uma membrana que os auxiliam a nadar.
Sua estrutura social é formada por grupos com forte hierarquia como os lobos-cinzentos e comunicam-se através de latidos. Os cachorros-vinagre costumam caçar e viver em bandos de mais ou menos 10 indivíduos.
Tem hábitos diurnos e recolhem-se durante a noite em buracos nas árvores e tocas.
Cachorro-vinagre: uma espécie de canídeo presente na fauna brasileira. |
Habitat
Habitam, geralmente, áreas de campos, matas, pantanais e florestas. No Brasil, são encontrados, principalmente, no bioma Cerrado.
Alimentação
O cachorro-vinagre é um animal carnívoro. Quando estão em grupos atacam as cutias e as pacas para se alimentar. Embora não seja grande é muito feroz. Com suas fortes mandíbulas e a participação do grupo (caça cooperativa) conseguem abater animais maiores.
Reprodução
Seus grupos são formados por diversos casais monogâmicos e suas crias. Tem dois cios anuais que podem variar de acordo com o lugar que vivem. A gestação tem duração média de 68 dias e a ninhada varia de 4 a 6 crias. As fêmeas dão cria em tocas e os filhotes são amamentados até 3 meses.
Ameaça de extinção
Apesar da espécie se disseminar, acredita-se que existem menos de cento e dez mil indivíduos de cachorro-vinagre que sofrem uma redução de 10% por década pela destruição do seu habitat. A classificação de ameaça de extinção do cachorro-vinagre é NT (Quase Ameaçada).
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Gênero: Speothos
Espécie: S. venaticus
Cachorro-vinagre: canídeo presente no continente sul-americano |
Artigo revisado por Tânia Cabral - Professora de Biologia e Ciências - graduada na Unesp, 2001.
Vídeo indicado no YouTube:
CACHORRO-VINAGRE! UM ANIMAL BRASILEIRO POUCO CONHECIDO E MUITO RARO! - CANAL ANIMAL TV