Cachorro-vinagre

Principais características físicas, nome científico, reprodução, alimentação, habitat, onde são encontrados, risco de extinção


Cachorro-vinagre: um canídeo típico da fauna do Cerrado
Cachorro-vinagre: um canídeo típico da fauna do Cerrado

 

Onde são encontrados

 

O cachorro-vinagre (Speothos venaticus), também chamado de cachorro-do-mato, foi referido em 1842 pela primeira vez. Seus fósseis foram encontrados numa caverna aqui no Brasil e posteriormente foram descobertos os animais vivos que atualmente estão ameaçados de extinção.

 

São os únicos canídeos do continente sul-americano que vivem em formação de matilhas. 

 

Estão distribuídos em vários países da américa do Sul como: Colômbia, Panamá, Guianas, Equador, Venezuela, Bolívia, Peru, Paraguai, Brasil e Argentina. 

 

Características físicas e hábitos de vida

 

O cachorro-vinagre é um canídeo de porte pequeno como a capivara, paca ou cutia, com aproximadamente sessenta centímetro de comprimento, trinta centímetros de altura e pesam de cinco a sete quilos. A expectativa de vida é de dez anos.

 

Sua pelagem é de cor avermelhada, sua cabeça tem um formato “quadrado”, patas curtas e orelhas pequenas. 

 

São semiaquáticos, conseguem nadar e mergulhar. Suas patas possuem os dedos ligados por uma membrana que os auxiliam a nadar.

 

Sua estrutura social é formada por grupos com forte hierarquia como os lobos-cinzentos e comunicam-se através de latidos. Os cachorros-vinagre costumam caçar e viver em bandos de mais ou menos 10 indivíduos.   

 

Tem hábitos diurnos e recolhem-se durante a noite em buracos nas árvores e tocas.  

 

Habitat


Habitam, geralmente, áreas de campos, matas, pantanais e florestas. No Brasil, são encontrados, principalmente, no bioma Cerrado.

 

Alimentação

 

O cachorro-vinagre é um animal carnívoro. Quando estão em grupos atacam as cutias e as pacas para se alimentar. Embora não seja grande é muito feroz. Com suas fortes mandíbulas e a participação do grupo (caça cooperativa) conseguem abater animais maiores.  

 

Reprodução

 

Seus grupos são formados por diversos casais monogâmicos e suas crias.  Tem dois cios anuais que podem variar de acordo com o lugar que vivem. A gestação tem duração média de 68 dias e a ninhada varia de 4 a 6 crias. As fêmeas dão cria em tocas e os filhotes são amamentados até 3 meses.

 

Ameaça de extinção

 

Apesar da espécie se disseminar, acredita-se que existem menos de cento e dez mil indivíduos de cachorro-vinagre que sofrem uma redução de 10% por década pela destruição do seu habitat. A classificação de ameaça de extinção do cachorro-vinagre é NT (Quase Ameaçada).

 

Classificação científica

 

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Carnivora

Família: Canidae

Gênero: Speothos

Espécie: S. venaticus




Impressão


Cachorro-vinagre Temas Relacionados

Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.