Teseu

Teseu foi um herói da mitologia grega que matou o monstro Minotauro.


Teseu, herói grego, matando o Minotauro
Teseu, herói grego, matando o Minotauro

 

Quem foi

 

Na mitologia grega, Teseu foi um herói. Os atenienses cultuavam muito este herói, pois acreditavam que ele tinha sido o fundador de Atenas. Ele era forte e corajoso. Além disso, era considerado uma espécie de herói reformador e modernizador.

 

Na mitologia grega, Teseu era filho de Egeu com Etra. Após a morte do pai, herdou o trono de Atenas e se casou com Fedra (filho do rei Minos de Creta e irmã de Ariadne).



O que fez segundo os mitos e lendas da Grécia Antiga:

 

• Os atenienses acreditavam que Teseu havia combatido os corruptos, ladrões e invasores na fase inicial da cidade. Ele foi, para os atenienses, aquele que pacificou a cidade e a livrou de tradições arcaicas.

 

• De acordo com uma lenda muito popular na Grécia Antiga, Teseu havia matado um monstro (corpo de homem e cabeça de touro) chamado Minotauro. Diz a lenda que este monstro habitava um labirinto na Ilha de Creta e devorava jovens. Com a colaboração de Ariadne, filha de Minos (rei de Creta), Teseu usou sua força, coragem e inteligência para eliminar o Minotauro.

 

• Outro feito atribuído a Teseu, nas lendas gregas, foi a morte do Touro de Creta (também chamado de Touro de Maratona). Este terrível touro causava morte por onde passava e só foi contido por Teseu, que o matou com um golpe de espada na Planície de Maratona (próxima à Atenas).

 

• Teseu participou da caça ao Javali de Calidônia, uma criatura monstruosa enviada por Ártemis para devastar a região de Calidônia porque seu rei havia negligenciado a deusa em suas ofertas.

 

• Teseu também esteve envolvido na batalha contra as Amazonas, uma nação de mulheres guerreiras. Segundo algumas versões do mito, ele até raptou a rainha delas, Antíope (ou Hipólita em algumas contas), o que levou as Amazonas a atacarem Atenas.



A morte de Egeu (pai de Teseu)

 

Teseu havia combinado com o pai que colocaria velas brancas no barco, caso houvesse vencido o Minotauro e estivesse vivo, no retorno para Atenas. Porém, o herói esqueceu de fazer a troca e deixou as velas negras. Ao avistar de longe o barco do filho com as velas negras, o pai se atirou no mar (que tem até hoje o nome de Egeu em referência a esta lenda) e morreu afogado.

 

Pintura mostrando o herói Teseu capturando o touro de Maratona

O herói Teseu capturando o touro de Maratona (pintura do século V a.C.)

 

 


 

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Heróis, deuses e monstros

Autor: Evslin, Bernard

Editora: Saraiva


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.