Seres Mitológicos Gregos

Os seres mitológicos na Grécia Antiga eram figuras sobrenaturais e semidivinas que personificavam forças da natureza, virtudes e vícios humanos, e desempenhavam papéis fundamentais nas histórias e mitos gregos, como deuses, heróis e monstros.


Centauro: um dos seres mitológicos gregos
Centauro: um dos seres mitológicos gregos

 

O que são (definição)

 

São seres (criaturas) não humanos que faziam parte do imaginário da Grécia Antiga, participando de vários mitos. Possuíam poderes sobrenaturais e, de acordo com a mitologia grega, podiam interagir com seres humanos, deuses e outras criaturas mitológicas.

 

Principais seres mitológicos gregos e suas características:

 

Centauro

 

Criatura com dorso, cabeça e braços de ser humano e pernas e corpo de cavalo. Existiam centauros que lutavam ao lado do bem como, por exemplo, Quíron. Porém, outros centauros usavam sua brutal força combatendo as forças do bem.

 

Quimeras

 

Espécie de fera, possuíam o corpo composto por partes de dois animais. No imaginário grego, as quimeras lançavam fogo pelas narinas. Os animais mais presentes nas representações das quimeras eram: leões, cabras e cobras.

 

Cérbero

 

Cachorro monstruoso com três cabeças. De acordo com a mitologia grega, ele era o guardião da porta do inferno. No imaginário grego, Cérbero atacava e matava todos os seres vivos que chegassem perto das portas do mundo inferior. Deixava entrar no inferno apenas as almas, não as deixando sair.

 

Minotauro

 

Monstro mitológico (corpo de homem e cabeça e rabo de touro) que habitava um labirinto na Ilha de Creta. Se alimentava da carne de seres humanos jovens que deveriam ser enviados ao labirinto regularmente.Nos mitos gregos, o Minotauro foi vencido e morto pelo herói grego Teseu.

 

Ciclopes

 

Os ciclopes eram figuras mitológicas na Grécia Antiga. Os gregos acreditavam na existência destes monstros gigantes de apenas um olho. A palavra deriva do grego, onde kylos significa círculo e ops, olho.

 

Acredita-se que a origem destas figuras mitológicas esteja relacionada com esqueletos de crânios de elefantes encontrados pelos gregos. Como no crânio do animal havia um orifício grande e central (espaço da tromba), os gregos podem ter acreditado que eram de monstros gigantes de um olho só.

 

Os ciclopes mais conhecidos da mitologia grega são: Brontes, Estéropes, Arges, Elatreo, Eurialo e Traquio.

 

No poema épico grego A Odisseia, aparece a figura do ciclope Polifemo, que é alimentado pelo herói grego Odisseu (Ulisses).

 

Ilustração de um ciclope

Ilustração de um ciclope feita no século XVII

 

 

Ciclope Polifemo segurando uma pedra

Ciclope Polifemo: exemplo de ser mitológico grego.

 

Górgonas

 

Eram criaturas monstruosas femininas. Possuíam serpentes na cabeça e o poder de transformar em pedra todos que olhassem diretamente em seus olhos. A górgona mais conhecida da mitologia grega é a Medusa.

 

Grifos

 

Seres mitológicos que possuíam corpo híbrido (corpo de leão com cabeça e asas de águia). Conforme os gregos, os grifos tinham a capacidade de botar ovos de ouro e ninhos de ouro.



Hidra de Lerna

 

Criatura monstruosa que habitava um pântano próximo ao Lago de Lerna. Possuía corpo de dragão com várias cabeças de serpente. Foi vencida apenas pelo herói grego Héracles (Hércules).

 

Pintura em um vaso grego representando a Hidra de Lerna

Hidra de Lerna



Ninfas

 

Os gregos acreditavam que as ninfas eram deusas em forma de espíritos que habitavam bosques, cachoeiras e florestas. Tinham a função de levar alegria às pessoas que passavam próximas a elas. Existiam tipos de ninfas como, por exemplo, as Naiads (ninfas de água doce, rios, riachos, lagos e nascentes) e as dríades e hamadríades (ninfas de árvores e florestas).



Pégaso

 

Cavalo com asas que simbolizava a imortalidade. Os gregos acreditavam que ele havia nascido do sangue que jorrou da cabeça da Medusa, cortada por Perseu. Em alguns mitos, Pégaso aparece como o cavalo alado de Zeus.



Tritão

 

Era representado com cabeça e tronco humano com rabo de peixe. Usava um tridente e habitava as profundezas do mar.



Sátiro

 

O Sátiro era um ser espiritual masculino da natureza. Seu corpo tinha formato humano, porém suas orelhas eram compridas e pontudas e apresentava uma cauda de cavalo. Eram cômicos e apreciadores de dança e vinho.

 

 

Sereias

 

Com corpo metade mulher (superior) e metade peixe (inferior), as sereias eram criaturas perigosas que atraíam os marinheiros com sua música e vozes encantadoras para naufrágios. Simbolizam, principalmente, os perigos das águas do mar e da sedução feminina.

 


Amazonas


Na mitologia grega, as Amazonas eram uma tribo feroz de mulheres guerreiras conhecidas por sua bravura, independência e habilidade em combate, frequentemente retratadas como vivendo em uma sociedade sem homens ou sob liderança feminina.

 

 

 

Leia também:

 


Andrômeda


Centauros na mitologia grega


Gigantes da Mitologia Grega


Minotauro


Mitologia Grega


Nereidas da mitologia grega


Quimera

 

 

 


 

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Bibliografia Indicada

 

Vídeo indicado no YouTube:

 

As Incríveis Criaturas da Mitologia Grega - Bestiário Mitológico - Canal Foca na História


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.