Dados e curiosidades sobre a Mata Atlântica:
- A Mata Atlântica possui uma das mais ricas biodiversidades do mundo. Vivem neste bioma, cerca de 20 mil espécies de plantas e 2 mil espécies de animais (sem contar insetos e aracnídeos). São cerca de 850 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 275 espécies de mamíferos, 200 espécies de répteis e 350 espécies de peixes.
- A cobertura original (antes da chegada dos portugueses em 1500) era de, aproximadamente, 1,3 milhões de km² (cerca de 15% do território do Brasil). Após séculos de desmatamento, atualmente restam apenas 29% da cobertura original.
- Atualmente, existem na Mata Atlântica 1.191 Unidades de Conservação. Elas cobrem cerca de 115 mil km².
- A Mata Atlântica possui grande importância ambiental e também para o desenvolvimento do país. Ela é muito importante para regular o clima da região em que está localizada e arredores. Isso ocorre, pois sua vegetação é um importante reservatório de carbono.
- A Mata Atlântica também abastece, com as águas de seus rios, diversas cidades e áreas agrícolas.
- Na Mata Atlântica também ocorre, de forma legal (na legislação ambiental), a produção de fibras, madeira, frutas, flores e óleos.
- A vegetação da Mata Atlântica também é responsável pela proteção de encostas contra a erosão e deslizamento de terras.
- Ela também serve de habitat e proteção para milhares de espécies animais e vegetais. Também por isso, é fundamental sua preservação.
- Não podemos esquecer das lindas paisagens naturais, que ela nos fornece. O turismo ecológico se beneficia muito destas belezas.
|
Mata Atlântica na Serra do Mar no estado de São Paulo. |
Saiba mais:
- Veja mais dados e informações sobre a Mata Atlântica no website do Ministério do Meio Ambiente.
Fonte dos dados: website do MMA (Ministério do Meio Ambiente) – visitado em 06/10/2020.
|
Interior da Mata Atlântica: diversas espécies animais e vegetais. |
Atualizado em 15/02/2023