Florestas Brasileiras

No território brasileiro existem diversos tipos de formações florestais.


Floresta Amazônica: maior floresta tropical do mundo
Floresta Amazônica: maior floresta tropical do mundo

 

Introdução

O Brasil é um país privilegiado com relação à presença de florestas. Em nosso território podemos encontrar diversos tipos de formações florestais, porém as florestas tropicais se destacam.

 

O que é uma floresta?

 

Uma floresta é uma grande área dominada por árvores e vegetação rasteira, formando um dos ecossistemas mais importantes da Terra. Ela serve como habitat para uma vasta gama de vida selvagem, desempenhando um papel crucial na manutenção da biodiversidade. As florestas são também vitais para o meio ambiente global e o bem-estar humano; atuam como sumidouros de carbono, absorvendo dióxido de carbono e mitigando as mudanças climáticas, regulam os ciclos hídricos, previnem a erosão do solo e contribuem para a purificação do ar e da água. Além disso, fornecem inúmeros recursos para uso humano, incluindo madeira, medicamentos e alimentos, e possuem imenso valor cultural, espiritual e recreativo. Suas estruturas ecológicas complexas suportam uma diversidade de espécies de plantas e animais, tornando-as fundamentais para sustentar o equilíbrio ecológico do planeta.

 

Exemplos: as principais Florestas Brasileiras e suas características:

 

1. Floresta Amazônica: é a maior floresta tropical do mundo e está situada no norte da América do Sul. Presente nos seguintes estados brasileiros: Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima. Possui riquíssima biodiversidade com a presença de milhares de espécies animais e vegetais. A Floresta Amazônica possui grande influência no clima da região norte do Brasil. Em função do crescimento das áreas de plantio, criação de gado e exploração de madeira, vem enfrentando desmatamento considerável nas últimas décadas. Uma das principais características desta floresta é a presença de árvores de grande porte, localizadas próximas umas das outras. Nesta floresta existem dois subtipos: Floresta de Igapó (floresta inundável da Amazônia) e Floresta de Várzea (outra forma de floresta inundável da Amazônia).

 

2. Mata Atlântica: esta formação florestal encontra-se em poucos trechos da região litorânea brasileira. Sofreu muita devastação nos últimos séculos em função, principalmente, da ocupação do solo. Caracterizada pela presença de árvores de porte médio e alto. Apresenta grade variedade de ecossistemas.

 

3. Floresta das Araucárias: presente na região sul do Brasil, apresenta grande quantidade de pinheiros (araucárias).

 

4. Mata dos Cocais: formação florestal presente, principalmente, nos estados do Piauí e Maranhão. É uma formação de transição entre a Caatinga e a Floresta Amazônica. As principais árvores são o babaçu e a carnaúba. 

 

 

Curiosidades 

 

- De acordo com resolução da ONU, o ano de 2011 foi o Ano Internacional das Florestas.

 

- Comemoramos em 21 de março o Dia Mundial Florestal.

 

- O Dia de Proteção às Florestas é comemorado em 17 de julho de cada ano.

 

Foto da Mata Atântica em Pernambuco
Mata Atlântica: exemplo de floresta tropical brasileira.

 

 

 



Artigo revisado por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Florestas - desmatamento e destruição

Autor: Helene, Maria Elisa Marcondes

Editora: Scipione

 

Fonte de pesquisa do artigo:

 

- MOREIRA, João Carlo e SENE, Eustáquio de. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Editora Scipione, 2019. 


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.