Quem foram
Os Olmecas foram um povo pré-colombiano, que ocuparam a região litorânea do Golfo do México. Colonizaram a região entre 1800 a.C. e 1400 a.C. Porém, a civilização olmeca atingiu seu auge de desenvolvimento entre os séculos XV a.C. e V a.C.
De acordo com muitos historiadores, a civilização olmeca deu origem a outras culturas na região do México e América Central como, por exemplo, os mexicas e os maias. Por isso, ela é considerada a "Civilização-mãe" da Mesoamérica.
Principais características dos Olmecas:
1 - Economia
A economia dos olmecas era baseada na agricultura. O principal produto agrícola cultivado e consumido pelos olmecas era o milho. Porém, cultivavam também feijão, batata-doce e abóbora.
Os olmecas também criavam animais e faziam comércio com outras culturas da região.
2 - Arquitetura
Os olmecas desenvolveram um eficiente sistema de irrigação agrícola, com muitas redes de canais. Para armazenar a água, para os períodos de estiagem, construíram reservatórios de água.
3- Arte Olmeca
Na arte, os olmecas se destacaram na criação de objetos de pedra vulcânica. Entre as obras mais conhecidas estão as cabeças colossais. São gigantes cabeças (entre 2 e 4 metros de altura), que representavam personagens importantes da sociedade deles.
|
Máscara Olmeca: exemplo de arte olmeca. |
4- Sociedade Olmeca
Os historiadores sabem pouco sobre a organização social dessa civilização. Porém, o que sabemos é que grande parte da população era composta por camponeses. Havia também os artesãos e comerciantes. Porém, no topo da sociedade, com mais poder, estavam os sacerdotes e os governantes. Sabemos também que muitos desses governantes também exerciam a função de sacerdotes.
5 - Religião Olmeca e mitologia
Os olmecas eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses. As divindades olmecas estavam relacionadas aos animais e as forças da natureza.
Possuíam também uma rica mitologia. Um dos principais personagens mitológicos dos olmecas era a Serpente Emplumada. De acordo com os mitos olmecas, foi essa serpente que criou os seres humanos, o milho e o calendário. Ela também simbolizava a morte e a ressurreição.
Outro personagem importante da mitologia olmeca era o “Homem da Colheita”. Os olmecas acreditavam que foi esse homem que deu a vida para que os seres humanos pudessem produzir alimentos.
Os olmecas também acreditavam no deus Jaguar (onça-pintada). Esse possuía características humanas e desse felino, que era muito admirado pelo povo. De acordo com o mito, uma onça-pintada copulou com uma mulher. Dessa relação nasceram vários “homens-onças”, representados por adultos e crianças do sexo masculino. Para eles, foi o Homem-Jaguar que criou a agricultura, a domesticação dos animais e a caça.
Outro ser mitológico olmeca era o deus da chuva, que era representado como um jovem homem. Para os olmecas ele era muito poderoso e possuía muitos ajudantes.
Havia também outra divindade muito cultuada entre eles. Era o “dragão olmeca”. Ele era representado com características físicas de pássaros, onças e cobras.
6 - Escrita olmeca
Os olmecas desenvolveram um sistema de escrita, além da epigrafia (inscrições em monumentos antigos) e do calendário. Existem poucas inscrições olmecas e elas ainda estão em processo de codificação.
![]() |
Cabeça colossal feita pelos olmecas. |
Publicado em: 27/04/2021
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Olmecas, Fascínio e Mistério da Civilização-mãe da Mesoamérica
Autor: Djalma Sayão Lobato
Editora: Age
Fontes de referência do texto:
- PILETTI, Nelson. História e Vida Integrada. São Paulo: Editora Ática, 1998.
- COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral, São Paulo: Saraiva, 2011.