Características da Arte Pré-Colombiana

A pintura, escultura e arquitetura dos maias, incas e astecas.


Vaso de cerâmica inca decorado com pintura
Vaso de cerâmica inca decorado com pintura

 

Introdução

 

Quando falamos de pré-colombiano, estamos nos referindo ao período histórico do continente americano anterior à chegado de Cristóvão Colombo à América (1492). Nesse sentido, estamos nos referindo, principalmente, aos povos Maias, Incas, Astecas e Toltecas.



Arte Asteca

 

• Na pintura, os artistas astecas utilizaram cores fortes e retrataram, principalmente, cenas do dia-a-dia. Essas pinturas eram feitas, principalmente, nas paredes de pirâmides, de templos e em túmulos.

 

• Na arquitetura, os astecas se destacaram, principalmente, na construção de pirâmides e templos. Também foram muito eficientes no planejamento urbano.

 

• Já no campo da escultura, os astecas se caracterizaram pela expressão de realismo e representação de questões religiosas (referências ao mundo espiritual), crenças e deuses.



Arte Inca

 

• Na pintura, a arte inca caracterizou-se pela representação de temas religiosos, principalmente, nos murais. Destaque também para os mantos pintados (arte têxtil) com muitas cores e figuras geométricas.

 

• A escultura caracterizou-se pelos vasos de cerâmica, decorados com pinturas, e estatuetas de divindades (principalmente de ouro e prata).

 

• Na arquitetura, os incas construíram, utilizando pedras e muito conhecimento matemático, templos religiosos, muralhas, canais de água, casas, etc.

 

 

Escultura em cerâmica de um guerreiro asteca

Escultura em cerâmica de um guerreiro asteca.

 

 

Arte Maia

 

• Pinturas marcadas por cores fortes e grande sofisticação. Como os maias possuíam um sistema de escrita, muitas pinturas possuíam textos explicativos. As pinturas retratavam deuses, mitos, cenas agrícolas e pessoas importantes.

 

• Na arquitetura, destacaram-se na construção de templos e pirâmides. Nessas construções, os artistas maias faziam relevos para docorar os ambientes. A suntuosidade foi uma das principais características da arquitetura maia.

 

• Na escultura, podemos destacar vasos de cerâmica decorativos, esculturas de divindades e as máscaras funerárias.

 

Pintura Maia com escrita na parte inferior

Pintura Maia com escrita na parte inferior.

 



Arte Tolteca

 

• Os artistas toltecas eram conhecidos por suas grandes esculturas de pedra, incluindo colunas, estátuas e altares. Exemplos notáveis incluem as colossais estátuas de guerreiros em Tula, que se acredita terem sido representações de guerreiros toltecas ou talvez até de governantes toltecas.


• A arte tolteca geralmente apresentava esculturas detalhadas, especialmente em pedra e madeira. Essas esculturas representavam uma variedade de temas, incluindo animais, figuras humanas e criaturas mitológicas, e muitas vezes exibiam um alto grau de habilidade e atenção aos detalhes.


• Os toltecas foram influenciados pela arte de outras civilizações mesoamericanas, como os maias e os teotihuacanos, e integraram elementos desses estilos nos seus próprios.


• A cerâmica tolteca variava de objetos utilitários a peças cerimoniais altamente decoradas.


• A arte dos toltecas era rica em simbolismo e iconografia, muitos dos quais estavam relacionados às suas crenças religiosas e mitológicas.

 

Foto de um vaso de cerâmica tolteca representanto um rosto de homem

Vaso de cerâmica tolteca

 

 


 

Artigo publicado em 27/03/2020 e atualizado em 14/11/2023

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

O melhor da arte pré-colombiana

Autor: Gracia, José Luís Pano

Editora: G&Z Edições


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.