Introdução - período histórico e localização geográfica
O Império Assírio foi um reino, que se desenvolveu na região norte da Mesopotâmia (no Oriente Médio), entre os anos de 2.500 a.C. e 612 a.C.
Principais características do Império Assírio:
As duas capitais do império:
- O Império Assírio teve duas capitais: a cidades de Assur e depois Nínive.
Economia
- A economia assíria era baseada, principalmente, na agricultura e também nas pilhagens obtidas nas guerras. A agricultura dependia das enchentes do rio Tigre, que deixava o vale fértil.
Violência
- Outra característica marcante dos assírios era a violência que utilizavam com seus inimigos de guerra. Há relatos de várias ações cruéis contra adversários. O exército assírio era muito poderoso, bem preparado e armado. Eles eram muito temidos pelos povos vizinhos.
Os principais reis da Assíria
- O primeiro grande rei assírio foi Sargão I. Ele foi o responsável pela refortificação da cidade de Assur (capital do Império Assírio). Tambem reformou o templo de Ishtar (deusa babilônica da beleza, do amor, da fertilidade e da vida), localizado na cidade de Assur.
- Porém, o período de maior desenvolvimento do povo assírio foi durante o reinado de Senaqueribe (entre 705 a.C. e 681 a.C.). Foi ele que transferiu a capital do império de Assur para Nínive. Outros reis importantes no Império Assírios foram: Sargão II e Assurbanipal (último grande rei assírio).
![]() |
Assurbanipal II: um dos mais importantes reis assírios. |
Poder dos reis
- O rei era a autoridade máxima no Império Assírio e concentrava vários poderes em suas mãos (governo monárquico e autoritário). Os chefes militares também tinham importância na sociedade. Existiam também os sacerdotes, os comerciantes, os artesãos e os agricultores. Com relação ao trabalho, havia o sistema de servidão coletiva, principalmente para os capturados em batalhas.
Religião
- Os assírios possuíam uma religião politeísta (crença em vários deuses). O principal deus assírio era Assur, que era identificado com o Sol e com o poder da guerra. Outros deuses importantes do panteão assírio eram: Adad (deus das chuvas e das tempestades), Anu (deus do céu), Nabu (deus da sabedoria e da escrita), Dagan (deus da fertilidade), Astarte (deusa da guerra e do amor), Enki (deus da água) e Tammuz (deus da vegetação e da comida).
Arquitetura, escrita e arte
- Na arquitetura, podemos destacar a construção de templos, palácios e zigurates.
- A escrita dos assírios era a cuneiforme e a língua principal era o acadiano.
- Com relação as artes, podemos destacar os relevos que decoravam as paredes dos palácios. Esses relevos, geralmente, retratavam as qualidades (principalmente força e valentia) e grandes conquistas militares dos imperadores assírios. Havia também nos palácios grandes esculturas e azulejos policromados decorativos.
![]() |
Rei assírio Sargão II e um dignatário (baixo-relevo) |
DESTAQUE
Senaqueribe: um dos principais reis do Império Assírio
Quem foi
Senaqueribe foi um rei do Império Assírio. Seu reinado foi de 705 a.C. a 681 a.C. Era filho de outro grande imperador assírio, Sargão II.
O período do seu reinado foi marcado por vários conflitos, que ocorreram em diversas regiões do Crescente Fértil.
Ele foi o segundo rei da dinastia Sargonida.
Principais realizações do seu reinado:
- Transferiu a capital do Império Assírio da cidade de Assur para Nínive.
- Atacou a cidade de Jerusalém. De acordo com o livro de Reis (Antigo Testamento da Bíblia), ele foi derrotado pelo reino de Judá, sob o comando do rei Ezequias, que foi ajudado por um anjo.
- Seu reinado foi marcado pela realização de diversas obras arquitetônica, principalmente de obras públicas. Templos, palácios, jardins, muros e aquedutos foram construídos, principalmente na cidade de Nínive, durante seu reinado.
Curiosidade histórica:
- Devido a sua importância, Senaqueribe era chamado pelos assírios de "Rei dos quatro cantos do mundo" e "Rei do Universo".
![]() |
Senaqueribe liderando o exército contra a Babilônia |
Publicado em: 23/07/2020 - atualizado em 03/12/2020
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Fontes de pesquisa consultadas para a elaboração do texto:
- ARRUDA. José Jobson de Andrade. História Antiga e Medieval. São Paulo: Editora Ática, 1988.
- GUARINELLO, Norberto Luiz. História Antiga. São Paulo: Contexto, 2013.