O que foi
A Guerra Hispano-Americana foi um conflito armado, ocorrido em 1898, entre os Estados Unidos e a Espanha e que pôs fim ao domínio colonial espanhol nas Américas.
Principais causas e contexto histórico
A guerra teve origem na luta cubana pela independência da Espanha, em fevereiro de 1895. As medidas repressivas da Espanha para controlar a rebelião atraíram a simpatia dos americanos, que solicitavam uma intervenção do governo na região.
A guerra: como foi e consequências principais
A Espanha anunciou um armistício (acordo que finaliza as hostilidades entre os envolvidos na guerra) em 9 de abril de 1898, procurando conceder a Cuba poderes limitados de governo. O Congresso dos Estados Unidos, no entanto, logo declarou o direito à independência de Cuba, exigindo a retirada das forças armadas da Espanha da ilha. A Espanha então declarou guerra aos Estados Unidos. A frota espanhola do Caribe estava ancorada no porto de Santiago, em Cuba. O exército americano aterrissou na costa leste da cidade e avançou lentamente para tentar forçar a frota a sair do porto. Na batalha que se seguiu, todos os navios espanhóis foram tomados pelo fogo ou naufragaram. Santiago se rendeu em 17 de julho, terminando efetivamente a guerra.
Pelo Tratado de Paris, assinado em dezembro de 1898, a Espanha renunciou a Cuba, e cedeu Guam, Porto Rico e as Filipinas aos Estados Unidos.
![]() |
Cena da Guerra Hispano-Americana. |
Última revisão: 25/10/2021
Artigo revisado por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Diplomacia do dólar - a guerra hispano-americana de 1898
Autor: Vladimirov, L.
Editora: Vitória
Fonte de referência do artigo:
- CAMPOS, Raymundo. Estudos de História Moderna e Contemporânea. São Paulo: Editora Atual, 1988.