Guerra da Bósnia

Contexto histórico, resumo, história, o que foi, principais causas e consequências, desintegração da Iugoslávia.


Prédio público após bombardeio sérvio durante a Guerra da Bósnia
Prédio público após bombardeio sérvio durante a Guerra da Bósnia

 

Introdução (o que foi)

 

Com o fim do socialismo no leste europeu no final da década de 1980, vários países passaram por importantes transformações. Enquanto alguns países conseguiram passar pelo processo de transição de forma pacífica, outros se desintegraram e enfrentaram situações de conflitos ou até mesmo guerras. Na Iugoslávia, o fim do socialismo gerou uma desintegração marcada por duas guerras civis sangrentas.

 

A Guerra da Bósnia foi uma guerra civil, marcada por um conflito armado, que ocorreu entre os anos de 1992 e 1995.

 

Repúblicas da Ex-Iugoslávia:

 

- Sérvia

- Croácia

- Montenegro

- Bósnia-Herzegóvina

- Eslovênia

- Macedônia

 

Contexto histórico (resumo)

 

O território da Iugoslávia era composto por seis repúblicas (nomes acima) com grandes diferencias étnicas e culturais. Durante o regime autoritário socialista de Tito (até 1980, ano de sua morte), a unidade foi mantida a força. Porém, na década de 1980, os conflitos e disputas começaram a aparecer entre os representante políticos das repúblicas. Em 1991, houve um desentendimento, por motivos de indicação política, entre a Croácia e a Servia.

Na sequência, Croácia e Eslovênia optaram pela separação. Logo em seguida, em 1992, foi a vez da Macedônia e da Bósnia-Herzegóvina se separarem.

 

Guerra da Bósnia: principais causas e consequências

 

Principais causas:

 

- Após a desintegração da Iugoslávia, a república da Bósnia-Herzegóvina ficou sendo governada por políticos bósnios muçulmanos. Porém, uma parte significativa da população do país era composta por sérvios cristãos (ortodoxos). Esses não aceitaram o governo muçulmano e organizaram uma guerra para tirar os muçulmanos do poder.

- O sérvios também tinham a intenção de tomar parte do território da Bósnia-Herzegóvina e anexá-la ao território da Sérvia.

- Os problemas étnicos, sociais, religiosos, econômicos e de segurança, que surgiram após a desintegração da Iugoslávia, também podem ser citados como causadores das condições para a ocorrência do conflito.

 

Como foi (características) e principais consequências da guerra:

 

- Os sérvios utilizaram violência extrema durante a guerra. Milhares de muçulmanos foram assassinados (prática de genocídio), expulsos de suas casas e até campos de concentração foram usados. Houve também ações de “limpeza étnica” por parte dos sérvios.

- Cerca de dois milhões de habitantes tiveram que sair das zonas de conflito. Cerca de 1,4 milhão de pessoas (maioria de muçulmanos) foram exilados ou se refugiaram em outros países.

- A quantidade de mortos na guerra chegou ao número de 200 mil pessoas.

 

- As forças de paz da ONU tiveram que atuar no conflito, com o objetivo de buscar a paz e evitar maiores consequências negativas e violentas. Também foram fundamentais no tocante à manutenção da paz após o fim da guerra.

 

Fim da Guerra e acordo de paz

 

O conflito terminou em 1995, após a assinatura do Acordo de Dayton, também conhecido como Protocolo de Paris, que foi intermediado pelos Estados Unidos.

De acordo com o tratado de paz, o território da Bósnia-Herzegóvina foi dividido em duas unidades de administração.

Uma área, com 51% do território (Federação da Bósnia e Herzegovina), ficou com a administração dos bósnios muçulmanos e bósnios croatas.

A outra área administrativa (República da Sérvia) possui 49% do território da Bósnia-Herzegóvina e é governada pelos sérvios.


Saravejo, após conflitos durante a Guerra da Bósnia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cidade de Saravejo, após conflitos durante a Guerra da Bósnia: cenário de destruição.

 



Artigo publicado em: 03/07/2019
___________________________________

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Impressão


Guerra da Bósnia Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Na Guerra da Bósnia

Autor: Roncolatto, Claudinei

Editora: Bibliex Cooperativa

Ano: 2005

Temas do livro: História, Guerras, Conflitos Militares


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.