Causas da Crise do Socialismo

Resumo das principais causas da crise do socialismo no final do século 20, fim do socialismo em diversos países, história, problemas e dificuldades, bibliografia indicada.


Queda do muro de Berlim em 1989: um dos resultados da crise do socialismo
Queda do muro de Berlim em 1989: um dos resultados da crise do socialismo

 

Introdução (quando ocorreu)

 

No final do século XX, mais precisamente nas décadas de 1980 e 1990, o socialismo entrou numa grave crise conjuntural e estrutural, que levou a União Soviética e os países do leste europeu a abandonarem o socialismo e aderirem ao capitalismo. Várias causas (problemas e dificuldades) podem ser citadas para explicar esse processo, que teve repercussão mundial.

 

Resumo das principais causas (dificuldades e problemas) da crise do socialismo no final do século XX

 

- Falta de democracia e concentração máxima de poder político e econômico nas mãos dos líderes do Partido Comunista.

 

- Privilégios para os integrantes da burocracia estatal, enquanto grande parte da população recebia o mínimo necessário para sobreviver.

 

- Controle total dos meios de comunicação por parte dos governos socialistas. Jornais, rádios e emissoras de TV só podiam transmitir o que era determinado pelo governo, ou seja, quase sempre propaganda política e ideológica do regime.

 

- Falta de liberdade religiosa. Por assumirem posições ateias, os governos socialistas dificultavam e, muitas meses, impediam o exercício da religiosidade da população.

 

- Baixos salários recebidos pela população, racionamento de produtos e dificuldades para o consumo.

 

- Atraso tecnológico resultante da falta de competição empresarial. Na década de 80, era nítida a defasagem tecnológica dos países socialistas em relação às grandes potências capitalistas (EUA, Japão e Alemanha Ocidental).

 

- Elevados investimentos em produção de armamentos, em função da competição gerada pela Guerra Fria, feitos pelos países que adotavam o socialismo, sobretudo pela URSS. Isso gerou redução drástica de investimentos nas áreas sociais e na produção de mercadorias, causando desabastecimentos e grande insatisfação popular.

 

- Isolamento econômico dos países socialistas. Com o boicote econômico dos países capitalistas, que teve início após a Segunda Guerra Mundial, os países socialistas ficaram sem acesso aos grandes mercados consumidores do mundo.






Causas da Crise do Socialismo Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Os erros fatais do Socialismo - porque a teoria na funcionava na prática

Autor: Hayek, F. A.

Editora: Faro Editorial

Ano: 2007

Temas do livro: História Geral


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.