O que foi
A Dinastia Habsburgo, também conhecida como Casa da Áustria, foi aquela que reinou na Áustria de 1278 até 1918. Foi a titular da coroa imperial do Sacro Império Romano-Germânico (de 1452 a 1806).
História da dinastia
A Dinastia de Habsburgo começou seu governo com o rei Rodolfo I, que saiu de seus feudos na Alsácia (região da atual França) e Suíça, conquistou a Áustria (em 1278) e continuou a expandir as suas posses territoriais.
Frederico III recebeu o título imperial em 1452 e reforçou a dinastia com sua habilidade matrimonial, fazendo casar seu filho Maximiliano I com Maria de Borgonha, que lhe trouxe em dote os Países Baixos. Dessa união nasceu Felipe I (o Belo) que herdou terras dos Habsburgo, da Espanha, na Europa e até na América. Originou-se assim um território imperial vastíssimo, o maior de toda história da Dinastia Habsburgo. Foi o período de auge desta dinastia.
A Casa de Habsburgo começou a perder poder no século XIX, após a guerra entre Prússia e Império Austríaco. Neste momento, várias regiões saíram de seu domínio. Porém, deixou de existir de fato após a derrota da Áustria, em 1918, na Primeira Guerra Mundial.
Principais reis da Dinastia dos Habsburgo:
- Rodolfo I da Germânia
- Frederico III
- Carlos V
- Matias I
- Felipe I
- Felipe II
- Leopoldo I
- José I
- Carlos VI
- Francisco José I
- Fernando II
- Carlos I (último imperador da dinastia Habsburgo)
- Maximiliano I
- Mateus II
Curiosidade histórica:
- O Brasil também teve ligação com a Dinastia de Habsburgo. Maria Leopoldina, desta casa real, foi esposa de D. Pedro I e mãe de D. Pedro II.
Carlos I, imperador da Áustria entre 1916 e 1918: foi o último governante da Dinastia Habsburgo. |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Vídeo indicado no YouTube: